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Importador de vinhos, parceiro de Torben corta degustações pelo Mundial

Maurício Dehò<br/> Em São Paulo

28/09/2009 07h15

Viver de esportes olímpicos no Brasil nunca é fácil, principalmente devido à falta de patrocínio. Assim, o velejador Marcelo Ferreira, parceiro de Torben Grael, sempre apostou em uma vida profissional paralela ao esporte, como empresário. Alguns de seus trabalhos no entanto, tem batido de frente com a preparação para o Mundial da classe Star, em 2010, no Rio de Janeiro. Afinal, como conciliar a necessidade de perder 18 kg com a obrigação de adminstrar restaurantes e, mais recentemente, uma importadora de vinhos?

Arquivo/FI
Marcelo Ferreira (d) comemora ao lado do parceiro Torben Grael a medalha de ouro na classe Star, nas Olimpíadas de Atenas-04
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"Pois é, as degustações estão ficando sacrificadas", brinca Marcelo Ferreira, sobre a preocupação para a competição, a grande prioridade dele e de Torben, que este ano foi campeão da Volvo Ocean Race. A balança é uma companheira do velejador, já que o peso é um fator importante na modalidade, pelo limite de peso imposto.

O prazo é curto, já que Marcelo terá apenas até janeiro antes de entrar nas águas da Baía de Guanabara. Mesmo tendo adentrado há pouco no ramo dos cinho, no processo para perder algumas gordurinhas, já perdeu cerca de cinco quilos de seus 125 kg, mas tem mais 13 pelo caminho. "Para quem tem muito, perder sete quilos em dois meses não é problema", afirmou ele, com convicção.

"Para isso, tenho feito só trabalhos aeróbicos e o negócio é fechar a boca. Mas isso já é minha vida habitual", completa ele, que tenta nocautear a balança, prática habitual em outros esportes, como o boxe. Por enquanto, os treinos são apenas longe d'água, aguardando a liberação da embarcação, que já está aportada no Rio. Mas a partir do início de outubro, ele e Torben já passam do papel à prática.

O brasileiro espera que velejar em casa beneficie os brasileiros e não acredita em pressão por competir no Rio. Uma das vantagens é que eles terão a chance de participar de duas competições antes do Mundial, com a presença de algumas das estrelas que virão em janeiro. Além disso, o verão carioca, com calor e bons ventos para os treinos e para a competição, deve favorecer.

ZDL/Divulgação
O proeiro está passando por dieta rigorosa para perder 18 kg até o Mundial em janeiro
ITÁLIA TERÁ BARCO NA VOLVO O. RACE

A competição no Rio terá boas parcerias brasileiras, contando também com Robert Scheidt/Bruno Prada, Lars Grael/Ronald Seifert e Alan Adler/Guilherme Almeida. Entre eles, Marcelo elege Scheidt e Prada como os mais prováveis candidatos a brigarem pelo pódio, junto aos mesmos concorrentes das olimpíadas, os ingleses e os suecos.

A expectativa junto a Torben, no entanto, segue como uma incógnita, já que desde 2007 eles não competem na classe Star - a dupla não foi às Olimpíadas e viu Scheidt/Prada ficar com prata.

Futuro
Questionado sobre a vontade de voltar a disputar os Jogos Olímpicos, Marcelo Ferreira, dono de dois ouros e um bronze na competição, afirmou que ainda não tem projetos para isso, principalmente porque Torben tem se dedicado às competições de barcos grandes. Provas como a Volvo Ocean Race, que trazem um retorno financeiro melhor, entre outros benefícios.

"Fiz algumas regatas de barco grande no ano passado, mas tenho meus trabalhos paralelos. Fica difícil me dedicar full-time", comentou ele. "Hoje Torben já tem seus planos neste sentido, e já foi a seis olimpíadas. Eu também já tenho minha idade [44 anos]. Mas, não descarto a possibilidade de encontrar outro parceiro."

O Iate Clube do Rio de Janeiro será a sede do Mundial da Classe Star, entre os dias 12 e 23 de janeiro de 2010, na Baía de Guanabara.