Topo

Torben Grael é indicado pela 5ª vez ao prêmio de melhor velejador do ano

Do UOL Esporte<br/> Em São Paulo

29/09/2009 17h43

Torben Grael, maior atleta olímpico brasileiro, foi indicado nesta semana ao prêmio de melhor velejador do ano pela Isaf (Federação Internacional de Vela). Dono de cinco medalhas em Olimpíadas, incluindo duas de ouro, Grael está na lista final de votação pela quinta vez.

  • Dave Kneale/Volvo Ocean Race

    Grael comemora na Volvo Ocean Race: brasileiro chegou ao time sueco Ericsson a uma ano da competição, convocou mais dois brasileiros, Joca Signorini e Horácio Carabelli, e liderou o time ao título da Volvo. Na edição 2005/2006, ele terminou em terceiro lugar, com o time brasileiro Brasil 1.

Antes, foi indicado em 1996, 2001, 2003 e 2004 (ao lado de seu proeiro na classe Star, Marcelo Ferreira), mas nunca foi eleito. Em 2009, a nomeação veio graças ao sucesso na regata de volta ao mundo Volvo Ocean Race, a mais importante do gênero no planeta.

O brasileiro foi o comandante do barco sueco Ericsson 4, que dominou a competição, quebrou o recorde de singradura (distância percorrida em 24 horas) em monocascos (596 milhas) e foi campeão por antecipação.

Os outros concorrentes são os franceses Pascal Bidégorry (comandante do trimarã Banque Populaire, dono do recorde geral de singradura, com 908 milhas) e Michel Desjoyeaux (bicampeão da regata de volta ao mundo em solitário e sem paradas Vendée Globe), o inglês Paul Goodison (vencedor na classe Finn de três etapas da Copa do Mundo) e o australiano Nathan Outteridge (campeão mundial da 49er).

Entre as mulheres, as indicadas são as inglesas Sam Davies (4ª colocada na Vendée Globe) e Hilary Lister (tetraplégica que deu a volta nas ilhas britânicas sozinha), a espanhola Blanca Manchón (que foi ao pódio em todas as competições que disputou em 2009 na classe RS:X) e a norte-americana Anna Tunnicliffe (vencedora de três etapas da Copa do Mundo de vela na classe Laser Radial).

O Brasil é dono de dois títulos de melhor velejador do mundo, ambos com Robert Scheidt. O paulista venceu em 2001 e 2004.