Topo

Scheidt e Torben velejam em regata de 1.100 km com o Luna Rossa

Do UOL Esporte<br>Em São Paulo

16/10/2009 14h52

Dois dos maiores velejadores do Brasil em todos os tempos, Robert Scheidt e Torben Grael seguem competindo em parceria, a bordo do barco Luna Rossa. Ele venceram uma prova costeira de 28 km na quarta-feira e, no sábado, partirão para um desafio ainda maior.

O Luna Rossa participa da 30ª Rolex Middle Sea Race, uma prova de 607 milhas náuticas, o equivalente a 1.123 quilômetros. Eles partem de Grand Harbour, em Malta, passando pela costa da Sicília e o Estreito de Messina, entre outros locais, como o vulcão Stromboli.

"Será a regata mais longa de minha carreira e a previsão é de ventos médios e fortes ao Norte da Sicília, o que pode ser muito bom para o nosso barco", afirmou Robert Scheidt. "Estamos bem confiantes no nosso veleiro, na tripulação e na experiência do Torben como tático numa regata longa como esta, bem parecida com algumas pernas curtas da Volvo Ocean Race."

Robert e Torben, juntos, totalizam nove medalhas olímpicas. Os principais adversários devem ser RAN, Alegre, Bella Mente e Rosebud, todos competindo na classe Míni Máxi. 71 veleiros estão inscritos na regata.

"Devem ser três noites a bordo e por isso vamos determinar turnos de trabalho e procurar preservar a tripulação para milhas finais", analisou Robert. "Vamos encontrar vento de través na saída de Malta e muita correnteza no Estreito de Messina. Depois devemos pegar umas 200 milhas de contravento na Sicília."