Topo

Robert Scheidt tem dia ruim em sua estreia no Match Race de Berlim

Do UOL Esporte<br>Em São Paulo

29/10/2009 16h16

O brasileiro Robert Scheidt, dono de quatro medalhas olímpicas, não começou bem no Match Race de Berlim, campeonato barco-contra-barco de nível I da Isaf (Federação Internacional de Vela). Em cinco regatas disputadas, ele venceu apenas duas.

Velejando com barcos J/80, a equipe de Robert teve problemas para se adaptar ao veleiro. Venceu o time do francês Damien Iehl, quinto no ranking mundial da Isaf, e a equipe do polonês Przemek Tarnacki. Perdeu para as tripulações do sul-africano Ian Ainsle, do dinamarquês Mads Ebler e do australiano David Chapman.

A competição prossegue até domingo. "Foi um dia muito proveitoso, apesar da pouca intimidade da tripulação com a embarcação. O importante é ganhar mais experiência em match race, um de meus objetivos deste ano", comentou Robert, que conquistou dez títulos mundiais em classes olímpicas (nove no Laser e um no Star).

O sueco Bjorn Hansen lidera o torneio com três vitórias e 100% de aproveitamento. Depois deles, vêm Ian Ainsle e Mads Ebler, com quatro vitórias em cinco regatas (80%). A equipe de Robert tem 40%.

Depois do Match Race de Berlim, o brasileiro voltará ao Brasil para retomar os treinamentos ao lado do proeiro Bruno Prada na classe Star. Eles treinam a partir do dia 15 na Baía de Guanabara, no Rio, onde disputam a Taça Royal Thames, de 20 a 22 de novembro, e o Campeonato Sul-Americano, de 24 a 29 do mesmo mês.