Topo

Robert Scheidt fecha fase de classificação do Match Race com 3 vitórias

Do UOL Esporte<br>Em São Paulo

30/10/2009 16h06

A equipe do timoneiro brasileiro Robert Scheidt terminou a fase de classificação do Match Race de Berlim (Alemanha), que está sendo disputado no Lago Wannasee, com três vitórias e um aproveitamento de 27%. A tripulação formada com base nos velejadores do STP 65 Luna Rossa, do Sindicato Italiano Prada, disputou 11 matches na quinta e na sexta-feira, enfrentando alguns dos principais especialistas da modalidade barco contra barco.

A competição, disputada em comemoração aos 125 anos de dois clubes tradicionais da Europa, o Berliner Yacht Club (BYC) e o Verein Seglerhaus am Wannasee (VSaW), usa barcos J/80, cedidos pela organização.

"É muito bom enfrentar timoneiros experientes em match race, modalidade em que pretendo me aperfeiçoar. Entrei no torneio como convidado e só tinha feras inscritas", disse Robert Scheidt, dono de quatro medalhas olímpicas e de dez títulos mundiais.

A equipe de Robert venceu os times do francês Damien Iehl, quinto no ranking mundial da Federação Internacional de vela; do polonês Przemek Tarnacki; e do alemão Stefan Meister.

O grupo liderado pelo brasileiro foi derrotado pelos barcos do sul-africano Ian Ainsle, do dinamarquês Mads Ebler, do australiano David Chapman, do francês Phillipe Presti, do espanhol Manuel Weiller do sueco Bjorn Hansen, do português Álvaro Marinho e do alemão Markus Wieser.

A competição prossegue até domingo. Álvaro Marinho tem a melhor campanha até agora na fase inicial, com seis vitórias em oito matchs. Com o mesmo número de regatas, Bjorn Hansen, Philippe Presti e Markus Wieser conseguiram cinco resultados positivos. Foram disputados 48 matchs em dois dias de competição.