Topo

Alemão vence primeira regata do Mundial de Star; Scheidt é 3º e Grael, 5º

Bruno Doro

No Rio de Janeiro

16/01/2010 16h12

A primeira regata do Mundial de Star, no Rio de Janeiro, terminou com vitória dos alemães Johannes Babendererde e Timo Jacobs, dupla nº 17 do ranking mundial. Os brasileiros foram bem na abertura da competição. Robert Scheidt e Bruno Prada terminaram em terceiro lugar e Torben Grael e Marcelo Ferreira foram quinto colocados.

A prova desta sábado foi a única da competição disputada dentro da Baía de Guanabara. O desafio foi lidar com o vento inconstante e a influência das marés nos barcos. Nas primeiras três boias, os argentinos Juan Kouyoumdjian e Alejandro Kolla dominaram, sempre com Babendererde e Jacobs próximos.

“Foi um belo duelo. Montamos algumas bóias atrás, mas no último contra-vento, conseguimos superar os argentinos. A Baia de Guanabara é um lugar muito difícil para você velejar, principalmente pelas correntes. Mas é também um lugar muito divertido. As condições foram perfeitas”, elogiou Babendererde.

Nas duas últimas pernas, o argentino perdeu rendimento e posições. A dupla alemã aproveitou e garantiu a vitória. A luta pelo segundo lugar, então, ficou entre os dois primeiros colocados das Olimpíadas de Pequim, no ano passado.

Scheidt e Prada chegaram a liderar a disputa com Iain Percy e Andrew Simpson, mas os britânicos acabaram levando vantagem. Na última perna, passaram os brasileiros e terminaram em segundo lugar. Scheidt e Prada ficaram em terceiro, mas comemoraram.

“A primeira regata é sempre tensa. Você fica na expectativa e o campeonato não começa. Nos últimos três mundiais que disputamos, nossa primeira regata foi sempre ruim. Dessa vez, começamos bem. É um bom sinal”, explicou Scheidt.

Kouyoumdjian e Kolla terminaram em quarto lugar, com Torben Grael e Marcelo Ferreira em quinto. “Para um campeonato mundial com 80 barcos, começar com um quinto lugar é muito bom sempre”, explicou Grael.

O Mundial de Star segue até a próxima sexta-feira, sempre com uma regata por dia. Seis provas estão programadas e todas as outras serão em mar aberto – a deste sábado foi dentro da Baia de Guanabara.