Topo

Campeão olímpico, Percy fica muito próximo do título do Mundial de Star

Bruno Doro

No Rio de Janeiro

20/01/2010 17h09

Os ingleses Iain Percy e Andrew Simpson estão muito perto do título do Campeonato Mundial da classe Star no Rio de Janeiro. Após a regata desta quarta-feira, os atuais campeões olímpicos só precisam de um oitavo lugar, independentemente dos resultados de seus rivais, para garantir o primeiro lugar.

Os dois terminaram em 4º na quinta regata, chegando a 9 pontos perdidos – já com um descarte computado. Os únicos que ainda podem tirar o título da dupla são os suíços Flavio Marazzi e Enrico de Maria, que ficaram em 6º nesta tarde.

Os vice-líderes chegaram a 17 pontos perdidos e, mesmo se vencerem na quinta-feira, somariam no mínimo 18 pontos. Com o 8º lugar, Percy e Simpson chegariam a 17. Além disso, os ingleses ficam com o título, independentemente de seu resultado, caso Marazzi e De Maria não fiquem entre os dois primeiros.

“Nós estamos em uma situação muito boa para amanhã. Temos um resultado bom como nosso descarte e isso abre muito as opções”, comemorou Percy, cauteloso. Marazzi não estava tão contente com sua posição. “Agora, só nos resta uma opção: vencer. Se não vencermos, não temos como ser campeões”.

Brasileiros lutam por pódio

Apesar de o título ter ficado distante, os suíços, líderes do ranking mundial, estão com o vice-campeonato praticamente garantido. Com 17 pontos, eles têm grande vantagem sobre a dupla que está em terceiro lugar, os brasileiros Alan Adler e Guilherme Almeida, com 31 pontos.

“É claro que a situação deles é confortável, mas nós podemos arriscar. Vamos atacar para garantir esse terceiro lugar”, afirmou Adler.

Na quarta colocação estão os alemães Johannes Babendererde e Timo Jacobs, com 32. A mesma pontuação de Robert Scheidt e Bruno Prada, atrás nos critérios de desempate. “É muito bom chegar ao último dia com chance de pódio, levando em conta o campeonato que disputamos”, disse Scheidt.

Em sexto lugar estão Torben Grael e Marcelo Ferreira, com 36 pontos. Entre o segundo colocado e o 11º, todos os velejadores têm chance de chegar ao pódio.

Classificação geral (contando um descarte):
1. Iain Percy/Andrew Simpson (ING) - 9 pontos perdidos
2. Flavio Marazzi/Enrico de Maria (SUI) - 17
3. Alan Adler/Guilherme Almeida (BRA) - 31
4. Johannes Babendererde/Timo Jacobs (BRA) - 32
5. Robert Scheidt/Bruno Prada (BRA) - 32
6. Torben Grael/Marcelo Ferreira (BRA) - 36
7. Lars Grael/Roni Seifert (BRA) - 39
8. Eivind Melleby/Petter Pedersen (NOR) - 39
9. Juan Kouyoumdjian/Alejandro Colla (ARG) - 41
10. Diego Negri/Fernando Colaninno (ITA) - 65

Resultado da 5ª regata:
1. Rick Merriman/Phil Trinter (EUA)
2. Lars Grael/Roni Seifert (BRA)
3. Torben Grael/Marcelo Ferreira (BRA)
4. Iain Percy/Andrew Simpson (ING)
5. Robert Scheidt/Bruno Prada (BRA)
6. Flavio Marazzi/Enrico De Maria (SUI)
7. Juan Kouyoumdjian/Alejandro Colla (ARG)
8. Gastão Brun/Gustavo Kunze (BRA)
9. Alan Adler/Guilherme de Almeida (BRA)
10. Marin Lovrovic/Sinisa Mikulicic (CRO)