Desenho centenário faz do Star modelo perfeito para ousadias de bi da Volvo
A classe Star foi criada em 1911, nos EUA. A história centenária sugere que, pelo menos para o desenho do barco, todas as inovações já foram tentadas. Mas não para o argentino Juan Kouyoumdjian, o projetista do momento no mundo da vela.
Ele está competindo no Mundial da classe Star, é o oitavo colocado na classificação geral (ao lado de Alejandro Colla) e os veleiros que ele desenhou são os grandes destaques da competição. O principal deles é o de Iain Percy, o líder da competição.
“Eu não ganho dinheiro projetando os Stars, mas é um grande prazer. O trabalho que fiz com Percy, antes das Olimpíadas de Pequim, foram muito gratificantes. E não ganhei nada com isso”, conta Juan K.
A fama do argentino é grande. Ele foi responsável pelo desenho dos campeões das últimas duas edições da Volvo Ocean Race, a mais importante regata de volta ao mundo do esporte. Além disso, participou nas duas últimas edições da America’s Cup. “É lá que eu ganho dinheiro, aqui é prazer”.
E a satisfação de Juan K. se origina justamente na história centenária da classe. “Quando criaram o barco, nas primeiras regras, era difícil determinar limites muito rigorosos, já que os métodos de construção não eram tão precisos. Então, as regras têm muitas brechas para explorar”.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.