Topo

Campeões olímpicos garantem título, com colaboração de suíços

Iain Percy e Andrew Simpson confirmaram o título do Mundial de Star no Rio de Janeiro - Marcelo Rhenius/Regattapix
Iain Percy e Andrew Simpson confirmaram o título do Mundial de Star no Rio de Janeiro Imagem: Marcelo Rhenius/Regattapix

Bruno Doro

No Rio de Janeiro

21/01/2010 16h16

Iain Percy e Andrew Simpson, atuais campeões olímpicos, asseguraram nesta quinta-feira o título do Campeonato Mundial de Star, no Rio de Janeiro. Muito mais do que competência inglesa, a conquista veio graças à colaboração dos suíços Flavio Marazzi e Enrico de Maria.

A dupla da Inglaterra entrou na prova com vantagem de oito pontos, mas errou muito e terminou atrás, em 16º. Mesmo assim, seu pior dia na competição foi salvo por um tropeço de Marazzi e De Maria, que chegaram a ter o título nas mãos e desperdiçaram, terminando em 12º.

Líderes do ranking mundial, os suíços precisavam chegar pelo menos em segundo lugar e torcer para os rivais não terminarem entre os 11 primeiros. Após duas boias, esse cenário, improvável antes do início da regata, estava se realizando. Mas foi aí que o vento do Rio de Janeiro fez sua mágica.

TORBEN GRAEL ROUBA PÓDIO DO IRMÃO LARS

Maior medalhista olímpico do Brasil, com cinco pódios nos Jogos, Torben Grael foi o grande beneficiado pelo último dia de competição. Ele terminou em terceiro lugar nesta quinta, após montar a primeira bóia atrás dos dez primeiros, e tomou o pódio de seu irmão mais novo, Lars, que teve a colocação em suas mãos durante boa parte da prova, mas acabou em quinto lugar e teve de se contentar com o quarto na classificação geral.

Grael e Ferreira somaram 39 pontos, contra 44 de Lars e Roni Seifert. Alan Adler e Guilherme Almeida, que em todo o campeonato andaram entre os primeiros colocados, perderam posições. Os dois largaram escapado nesta quinta e tiveram de descartar o resultado. Somaram os mesmos 44 de Lars, mas perderam no desempate.

Uma alteração de direção mudou completamente a dinâmica da terceira perna. Lars Grael, que era líder, perdeu um lugar. Marazzi e De Maria sofreram mais ainda. Vice-líderes, caíram para a 12ª posição. E deram adeus ao título.

A comemoração foi de Percy e Simpson, que assistiram a tudo de posições intermediárias. Com 20 pontos perdidos (descontando o resultado da sexta regata), Percy chegou a seu segundo título mundial da classe – o primeiro foi em 2002, com Steven Mitchell. Simpson venceu o campeonato pela primeira vez.

A conquista veio graças à regularidade. Os campeões olímpicos venceram apenas uma regata, na terça-feira, mas marcaram ainda dois 2º lugares e um 4º. Seu pior resultado, antes desta quinta-feira, tinha sido um 11º, conquistado na terceira prova da competição.

A regata

Como os velejadores brasileiros previam na quarta-feira, Percy e Simpson foram para a água nesta quinta determinados a marcar Marazzi e De Maria. O objetivo era velejar sempre perto dos rivais, para que, mesmo com uma vitória suíça, o título fosse para a Inglaterra.

Após a largada, com ventos médios, Marazzi escolheu o lado direito da raia. Percy e Simpson desistiram de acompanhar os rivais, já que, nos dias anteriores, o lado esquerdo sempre foi o favorecido. Desta vez, não aconteceu.

Na primeira boia, Marazzi e De Maria chegaram em primeiro. Tocaram na marca, pagaram uma penalidade, e ainda assim continuaram entre os primeiros. Após a segunda perna, eles estavam em segundo lugar, atrás apenas de Lars Grael. Era o suficiente para o título.

Os ventos, porém, mudaram de direção logo após a montagem da boia. Isso causou trocas entre os líderes e os grandes perdedores foram Marazzi e De Maria. De uma marca à outra, eles caíram do 2º para o 12º lugar, entregando o título para os ingleses.

CLASSIFICAÇÃO DO CAMPEONATO MUNDIAL DE STAR DO RIO DE JANEIRO

GERAL *
RESULTADO DA SEXTA REGATA
1- I.Percy/A.Simpson (ING) - 18 1- M.Mendelblatt/J.Von Schwarz (EUA)
2- F.Marazzi/E.De Maria (SUI) - 29 2- A.Schlonski/F.Kleen (ALE)
3- T.Grael/M.Ferreira (BRA) - 39 3- T.Grael/M.Ferreira (BRA)
4- L.Grael/R.Seifert (BRA) - 44 4- F.Echavarri/F.Rodrigues (ESP)
5- A.Adler/G.Almeida (BRA) - 44 5- L.Grael/R.Seifert (BRA)
6- D.Negri/F.Colaninno (ITA) - 52 6- F.Loof/J.Tillander (SUE)
7- F.Loof/J.Tillander (SUE) - 52 7- J.Polgar/M.Koy (ALE)
8- E.Melleby/P.Pedersen (NOR) - 54 8- G.Lima/C.Nankin (POR)
9- R.Scheidt/B.Prada (BRA) - 64 9- G.Szabo/R.Peters (EUA)
10- J.Babendererde/T.Jacobs (ALE) 10- D.Negri/F.Colaninno (ITA)
  • * Pontuação descarta o pior resultado na competição