Topo

BMW-Oracle bate Alinghi e devolve título da America's Cup aos EUA

BMW-Oracle conquista o título da 33ª America"s Cup e traz o título de volta aos Estados Unidos - EFE/Kai Fasterling
BMW-Oracle conquista o título da 33ª America's Cup e traz o título de volta aos Estados Unidos Imagem: EFE/Kai Fasterling

Das agências internacionais

Em Valência (Espanha)

14/02/2010 16h40

Após 15 anos, o troféu da America’s Cup finalmente voltou aos Estados Unidos. O BMW-Oracle venceu em Valência a segunda regata do torneio neste domingo e garantiu a conquista sobre o veleiro suíço Alinghi, bicampeão da competição. O título não ficava em mãos americanas desde 1995, quando o Young America, comandado pela lenda da vela Dennis Conner, perdeu para o neozelandês Black Magic.

“É um sentimento completamente maravilhoso. Não poderia estar mais orgulhoso”, disse o bilionário Larry Ellison, dono do veleiro campeão.

A regata só pôde ser disputada quando o tempo finalmente deu uma trégua em Valência. Com boas condições, gigantesco trimarã BMW-Oracle, de 223 pés, mostrou sua superioridade tecnológica e venceu com facilidade.

Além disso, levou vantagem por um erro cometido pelo Alinghi nas manobras de largada, que gerou uma punição. A equipe suíça chegou a protestar o resultado por ter recebido a penalidade, mas retirou a reclamação e confirmou o título.

O veleiro americano conquistou a segunda corrida com mais de 1 km de vantagem em relação ao Alinghi. Foram 5 minutos e 26 segundos antes que o adversário atravessasse a linha de chegada. O barco dos Estados Unidos já havia conquistado a primeira disputa na sexta-feira com a mesma facilidade.

Apesar de seu tamanho, a composição de fibra de carbono e kevlar fizeram do BMW-Oracle um barco extremamente leve, o que permitiu ao veleiro atingir de 33 nós (mais de 60 km/h), quase quatro vezes a velocidade do vento no momento. Mesmo sendo menor, o Alinghi mostrou pouca agilidade e foi tranquilamente superado pelo rival americano.