Topo

Scheidt e Prada conquistam etapa de Miami da Copa do Mundo sem medal race

Do UOL Esporte

Em São Paulo

28/01/2011 21h00

Robert Scheidt e Bruno Prada sobraram na primeira grande competição de 2011. A dupla brasileira conquistou a etapa de Miami da Copa do Mundo de vela antes mesmo da realização da medal rece, que tem pontuação dobrada. O título antecipado na classe Star foi sacramentado nesta sexta-feira com um primeiro e quinto lugares.

OS 10 CLASSIFICADOS PARA A MEDAL RACE DA CLASSE STAR (EM PONTOS PERDIDOS)

Brasileiros Robert Scheidt (dir) e Bruno Prada conquistam a etapa de Miami por antecipação
1º - Robert Scheidt/Bruno Prada (BRA) - 46
2º - Richard Clarke/Tyler Bjorn (CAN) - 79
3º - Xavier Rohart/Pierre Alexis Ponsot (FRA) - 88
4º - Fredrik Loof/Max Salminen (SUE) - 91
5º - Lars Grael/Ronald Seifert (BRA) - 99
6º- Mark Mendelblatt/Brian Fatih (EUA) - 103
7º - Andrew Campbell/Ian Coleman (EUA) - 107
8º - George Zsabo/Frithjof Kleen (EUA) - 114
9º - Johannes Polgar/Markus Koy (ALE) - 117
10º - Peter Bromby/Lee White (BER) - 120

A etapa de Miami da Copa do Mundo é a primeira a contar pontos para o ranking mundial da Isaf (Federação Internacional de Vela). No último fim de semana, Scheidt e Prada deram sinais de que poderia brilhar ao vencer a Walker Cup, evento de aquecimento para a etapa oficial.

“Tivemos sorte. Os franceses e os canadenses, que estavam bem próximos de nós na classificação, tiveram um dia ruim nesta sexta-feira. Assim, conseguimos abrir uma boa vantagem sobre nossos principais adversários aqui em Miami”, disse Scheidt. “E como este foi o primeiro evento do ano válido para o ranking da Isaf, os principais velejadores do mundo estavam aqui”, completou.

A dupla brasileira encerrou a fase classificatória com 46 pontos. Os vice-líderes, os canadenses Richard Clarke e Tyler Bjorn têm 79 pontos perdidos. Mesmo que Scheidt e Prada terminem em último na medal rece, que tem pontuação dobrada, eles perderiam 20 pontos – valor insuficiente para tirá-los da liderança.

Mesmo com o título garantido, a dupla brasileira disputa a medal race às 16h (horário de Brasília) do sábado. “É obrigatório”, explicou Prada. “A Medal Race, com dez barcos e pontuação dobrada, sem descarte, foi criada justamente para tentar evitar que alguém pudesse ter muita vantagem. O que aconteceu aqui não é muito comum”. 

Mais brasileiros classificados

Ainda na classe Star, Lars Grael e Ronald Seifert somam 99 pontos perdidos e também disputam a medal race por terminar a fase de classificação na quinta colocação - somente os dez melhores disputam a prova de sábado.
 
Na classe Laser, Bruno Fontes soma 55 pontos perdidos e avança também em quinto. Ricardo Winicki, o Bimba, também entra na medal race ao ocupar a sexta colocação no RSX masculino. No 470, duas duplas brasileiras também se classificaram: Martine Grael/Isabel Swan com 47 pontos perdidos e o sétimo lugar, à frente de Fernanda Oliveira e Ana Barbachan (53 pontos).