Topo

Ventos fracos causam surpresas no início da Semana de Vela em Florianópolis

Do UOL Esporte

Em São Paulo

16/02/2011 22h05

Com ventos fracos, a Semana Brasileira de Vela disputada em Florianópolis teve poucas regatas e algumas surpresas nesta quarta-feira, primeiro dia de disputa da competição que garante representantes do Brasil nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara e também os participantes da equipe brasileira na temporada 2011.

 

Na classe Sunfish, em que os velejadores competem em barcos da Laser Radial, o catarinense Henrique Back, de 21 anos, surpreendeu e garantiu a vitória na única regata disputada no dia, seguido da segunda colocada Mônica Matschinske e do terceiro João da Fonseca.

 

“Estou acostumado com esse tipo de rajada, ainda mais aqui no quintal da minha casa. O vento fraco ajuda quem tem o preparo físico pior. Na classe, 50% é força do corpo. Tomara que isso continue”, afirmou Henrique Back após a vitória.

Já pela classe Hobie Cat 16 duas regatas foram disputadas e a dupla José Roberto de Jesus/Anderson Brandão foi a melhor do dia com três pontos perdidos na primeira colocação, com Claudio Teixeira Jr./ Lawsay Beltrame em segundo lugar e Bernardo Arndt/ Bruno Oliveira em terceiro.

A Lightning também teve duas regatas disputadas, com vitórias em ambas do trio Mário Buckup/Telma Buckup/Marc Buckup, enquanto Cláudio Biekarck/Marcelo Silva/Gunnar Ficker ficou em segundo e o trio que tem Bruno Prada, parceiro de Robert Scheidt na classe Star, competindo ao lado de Juan de La Fuente e Nicolas Brancher em terceiro lugar.

“A gente vem pra brigar, mas na pior das hipóteses, a nossa tripulação sempre aprende uma regulagem nova. A classe é muito difícil, com velejadores experientes”, afirmou Bruno Prada após a segunda regata.

A vitória na única regata disputada pela classe Snipe foi da dupla Paulo Santos/ Rodrigo Inácio, com Samuel Albrecht/ Flávio Fernandes em segundo lugar e Alexandre Tinoco/ Gabriel Borges em terceiro.

A competição segue nesta quinta-feira em Florianópolis e termina no dia 27 de fevereiro, quando serão definidas as vagas do Pan-Americano de Guadalajara.