Topo

Scheidt e Prada são campeões de forma antecipada em Semana Olímpica Francesa

Robert Scheidt e Bruno Prada venceram na França antes da disputa da Medal Race - Fred Hoffmann/ZDL
Robert Scheidt e Bruno Prada venceram na França antes da disputa da Medal Race Imagem: Fred Hoffmann/ZDL

Do UOL Esporte

Em São Paulo

28/04/2011 17h16

A dupla brasileira formada por Robert Scheidt e Bruno Prada conquistou nesta quinta-feira o título da Semana Olímpica Francesa de vela na classe Star de forma antecipada em Hyères, ao fechar a fase de classificação com 37 pontos, não tendo o risco de ser ultrapassada na Medal Race, que ocorre na sexta-feira.

Com ventos fracos Hyères, a organização da competição optou por realizar três regatas nesta quinta-feira para não atrasar a programação que já havia sido prejudicada e os velejadores brasileiros conseguiram tirar proveito da situação.

“Foram três regatas de ventos fracos e rondados. Nas duas primeiras, velejamos da forma mais conservadora possível. Na última, em que só os franceses poderiam nos vencer, fizemos uma regata tática e ficamos sempre colados neles”, explica Scheidt.

Sem precisar contar com a Medal Race, em que não podem descartar como pior resultado, Scheidt e Prada garantiram a primeira colocação enquanto a dupla francesa Xavier Rohart/Pierre Ponsot, a italiana Diego Negri/Enrico Voltolini e a norte-americana George Szabo/Mark Strube devem disputar a segunda colocação com 62, 68 e 69 pontos perdidos, respectivamente.

“Ganhar o título antes da Medal Race demonstra que fomos muito constantes esta semana, lembrando que ganhamos apenas uma regata. Missão cumprida!”, comemora Bruno Prada, que ao lado de Scheidt foi prata da Star nos Jogos Olímpicos de Pequim-2008.

A outra dupla brasileira da competição, formada pelos campeões olímpicos Torben Grael e Marcelo Ferreira, terminou na 14ª colocação da fase de classificação da classe Star e não conseguiu avançar para a Medal Race.

Nas outras classes, a única em que brasileiros obtiveram a classificação para a Medal Race desta sexta-feira foi a dupla André Fonseca e Marco Grael, filho de Torben Grael. Os velejadores brasileiros fecharam a classificação da classe 49er na sétima posição.