Topo

Scheidt e Prada são campeões por antecipação de evento-teste de Londres-2012

Robert Scheidt e Bruno Prada (d) vencem evento-teste para Olimpíada de Londres-2012 - Francisco Lino/ZDL
Robert Scheidt e Bruno Prada (d) vencem evento-teste para Olimpíada de Londres-2012 Imagem: Francisco Lino/ZDL

Do UOL Esporte

Em São Paulo

12/08/2011 18h03

O quarto lugar nesta sexta-feira garantiu a Robert Scheidt e Bruno Prada o título antecipado do evento-teste da vela para os Jogos Olímpicos de Londres-2012, em Weymouth. Os brasileiros deixaram 21 equipes para trás e foram campeões na classe star antes mesmo da realização da medal race – prova que tem pontuação dobrada.

A dupla competiu pela primeira vez em nível internacional com o PStar, barco produzido nos Estados Unidos para os líderes do ranking mundial. “Nossa dupla está com regularidade em todas as condições de vento. Fizemos um ótimo campeonato e tivemos sorte. O que fez a diferença também foi a empolgação com o barco novo, que é rápido nos ventos médio e forte”, analisou Bruno Prada.

Scheidt e Prada somaram 17 pontos perdidos e não podem mais ser alcançados na última regata de sábado. Para levar o ouro do evento-teste por antecipação, a dupla venceu quatro das dez provas do calendário. O pior resultado foi um nono lugar, já descartado.

“Vencer é bom e te dá mais motivação, mas por outro lado, a dupla fica mais em evidência. O velejador ganha respeito, notoriedade, cobrança e pressão. E os ingleses, que correm em casa, viram que estamos andando bem e vão treinar mais para ganhar da gente”, afirmou Scheidt.

VEJA DESEMPENHO DOS BRASILEIROS EM OUTRAS CLASSES NO EVENTO-TESTE

Classe 470
Fernanda Oliveira e Ana Barbachan ficaram a cinco pontos do bronze e terminaram na quinta colocação da classe 470. “Chegar com a chance de ganhar uma medalha é para ser comemorado em uma competição como essa. É uma pena perder o pódio após uma regata curta. A súmula mostrou que a gente está próxima de um resultado positivo e vamos continuar com esse trabalho”, disse Fernanda.
Classe laser
Bruno Fontes terminou a regata da medalha na sexta colocação. O resultado o deixou na quinta posição na classificação geral da classe laser. “Estou contente e volto para o Brasil confiante em conquistar uma medalha no Pan [de Guadalajara, que será disputado em outubro}. Agora muda um pouco a dieta para os ventos fracos do México”, projetou Bruno Fontes.