Topo

'Frustrado' com playoffs, Cacá busca confirmar domínio na Stock em 2009

Guga Fakri<br>Em São Paulo

22/10/2009 07h04

Neste domingo, Curitiba recebe a primeira das quatro corridas que decidirão o título da temporada 2009 da Stock Car. No entanto, a disputa pelo campeonato começa de maneira frustrante para o líder Cacá Bueno, que viu uma diferença de 41 pontos para o segundo colocado cair para apenas 12 por causa do regulamento da competição.

  • Fernanda Freixosa/Divulgação

    Cacá comemora vitória na etapa de Salvador; ao todo, ele conquistou cinco pódios em oito corridas

Criado em 2006 justamente para equilibrar a disputa e evitar que um piloto dispare na liderança, o que diminuiria o interesse do público no final da temporada, o polêmico formato de playoffs nunca tinha sido tão prejudicial para o líder.

"É bastante frustrante, porque era uma grande vantagem que agora deixa de existir. O campeonato é decidido em apenas quatro corridas, e elas podem não refletir a realidade do ano", disse Cacá Bueno ao UOL Esporte.

Nos três anos anteriores, o líder do campeonato também viu a diferença construída na primeira fase diminuir ao começarem os playoffs. Porém, o maior prejuízo havia sido de apenas 10 pontos, em 2006, quando o próprio Cacá viu a vantagem de 15 pontos para Hoover Orsi cair para apenas cinco. Este ano, o piloto da Red Bull perdeu 29 pontos em relação ao segundo colocado, Valdeno Brito.

"Esportivamente, não acho que é o melhor formato. Nunca concordei com ele, e sempre disse isso, desde antes de ser adotado. Mas existe um lado bom: se fomos tão bem até agora, é porque temos um bom carro, e isso me anima", falou o líder da Stock Car.

A CLASSIFICAÇÃO ATUAL

Cacá Bueno 235
Valdeno Brito 223
Thiago Camilo 221
Átila Abreu 219
Ricardo Maurício 218
Marcos Gomes 215
Daniel Serra 212
Allam Khodair 211
Max Wilson 210
Luciano Burti 207

Entenda o regulamento
Todos os pilotos participam das quatro corridas decisivas, mas somente os dez mais bem classificados após as oito primeiras etapas continuam com possibilidades matemáticas de disputar o título.

Cada um deles inicia os playoffs com 200 pontos, mais uma pontuação equivalente ao resultado de uma corrida, de acordo com sua colocação no campeonato. Soma-se ainda uma pontuação extra, referente aos pontos conquistados em treinos de classificação ao longo do ano (três pontos para pole position, dois para segundo lugar e um para terceiro).

Por exemplo, o líder Cacá Bueno começará com 200 pontos, mais os 25 equivalentes a uma vitória (por ser primeiro na tabela), mais 10 pontos extras (largou duas vezes na pole, uma em segundo e duas em terceiro). Assim ele tem 235, contra 223 pontos de Valdeno Brito. Mas, a pontuação da fase de classificação era bem diferente: após oito corridas, Cacá tinha 121, contra 80 de Valdeno.

"Esse formato [de playoffs] não é uma invenção, ele é usado em muitas outras competições, a principal delas é a Nascar, nos EUA. Quero deixar claro que eu não gosto do sistema, mas concordo e não posso reclamar, porque todos nós estamos cientes dele desde o início. No fim, se é bom para a categoria, é bom para mim também, porque faço parte dela", disse Cacá Bueno, resignado.


Em São Paulo","publicationDate":"20091022070400"},"click":{"mediaName":"Notícia","source":"https://www.uol.com.br/esporte/velocidade/ultimas-noticias/2009/10/22/frustrado-com-playoffs-caca-busca-confirmar-dominio-na-stock-em-2009.htm"}},"isNoSpace":false}' cp-area='{"xs-sm":"230px","md-lg":"128px"}' config-name="esporte/esporte.velocidade">