Topo

Loeb lidera após primeiro dia de dipustas do Rali da Grã-Bretanha

Do UOL Esporte<br>Em São Paulo

23/10/2009 13h40

A disputa entre Sebastien Loeb e Mikko Hirvonen pelo título mundial de rali de 2009 começou de maneira eletrizante na última prova da temporada, na Grã-Bretanha. O francês pentacampeão do mundo teve um bom começo e terminou o primeiro dia de competições na primeira posição, apenas 5s3 à frente do finlandês.

  • EFE

    Loeb largou na frente na disputa pelo título. Os dez mais rápidos no primeiro dia na Grã-Bretanha:

    1. Sebastien Loeb (Citröen), 1h15min22s1
    2. Mikko Hirvonen (Ford), a 5s3
    3. Petter Solberg (Citröen), a 40s5
    4. Dani Sordo (Citröen), a 41s6
    5. Sebastien Ogier (Citröen), a 2min41s3
    6. Henning Solberg (Ford), a 2min50s1
    7. Matthew Wilson (Ford), a 3min23s0
    8. Conrad Rautenbach (Citröen), a 4min54s6
    9. Jari-Matti Latvala (Ford), a 6min50s1
    10. Eyvind Brynildsen (Skoda), a 7min52s0

Loeb começou a sexta-feira com um ótimo desempenho nas primeiras três especiais, marcadas por uma mistura de chuva, lama e neblina, condições características do rali no País de Gales. Com a vitória nas três primeiras etapas do dia, o piloto da Citröen abriu 8s9 de diferença para Hirvonen, o segundo.

No entanto, na parte da tarde a história foi diferente. O finlandês da Ford foi mais rápido na quarta e na sexta especiais, diminuiu a diferença para o líder e se manteve próximo de Loeb na briga pela vitória.

Ao terminar a última etapa do dia, Loeb estava feliz com a liderança, mas não tinha explicações para a perda de rendimento na segunda metade do dia. "Foi complicado nesta tarde, não entendi porque fui mais lento na 4ª e 6ª especiais. Nas duas ocasiões não tive aderência, e o carro estava saindo de traseira. Mesmo assim, estou feliz por ser o primeiro a entrar na estrada amanhã. Mikko está muito rápido, e a briga está muito emocionante", falou o francês.

Sem ter acesso aos tempos de Loeb durante a última etapa do dia, Hirvonen não tinha idéia de sua performance até chegar ao controle. Quando soube que conseguiu diminuir a diferença para o francês em dois décimos, o finlandês sorriu.

"Tentei me recuperar, mas não sabia o quão perto eu estava. Estava muito escorregadio e tivemos alguns problemas, mas agora estamos indo bem. Está sendo uma briga fantástica. Realmente me diverti muito. Não fui tão bem de manhã, mas melhorei durante a tarde. Agora, preciso manter este ritmo amanhã", disse Hirvonen.

O ritmo dos líderes foi tão forte, que eles dispararam na frente do resto dos competidores. Ao final deste primeiro dia do Rali da Grã-Bretanha, a diferença entre Hirvonen e o terceiro colocado, Petter Solberg, é de 35 segundos.

O finlandês chegou ao País de Gales apenas um ponto à frente de Loeb, e a conta para saber quem será o campeão mundial de 2009 é simples: quem chegar na frente, levanta a taça. Neste sábado, a competição recomeça com a etapa de 35,72 km, na região de Rhonda.