Topo

Concorrentes pregam "tudo ou nada" para evitar título de Cacá em Tarumã

Guga Fakri

Em São Paulo

20/11/2009 07h00

Para voltar de Tarumã, neste domingo, com o título antecipado da Stock Car, Cacá Bueno precisa ampliar de 24 para 29 pontos a vantagem sobre Ricardo Maurício e Thiago Camilo, que dividem a segunda colocação na tabela. Caso alcance seu objetivo no Rio Grande do Sul, o bicampeão em 2006 e 2007 transformará a 12ª etapa – marcada para 6 de dezembro em Interlagos – em mera formalidade de fechamento do calendário.

"TUDO OU NADA" CONTRA CACÁ BUENO

  • Duda Bairros/Divulgação

    Thiago Camilo (esquerda) e Ricardinho Maurício (centro) precisam arriscar para impedir o título de Cacá Bueno (direita) na pista de Tarumã (RS).

    Classificação atual:
    Cacá Bueno, 267 pontos
    Ricardo Maurício, 243
    Thiago Camilo, 243
    Allam Khodair, 240
    Valdeno Brito, 235
    Átila Abreu, 234
    Daniel Serra, 224
    Luciano Burti, 224
    Marcos Gomes, 216
    Max Wilson, 213

Além de ser o único piloto que pontuou em todas as corridas do ano, Cacá tem o melhor retrospecto na pista gaúcha entre seus principais concorrentes. Desde que foram criados os playoffs, o atual líder da competição tem uma vitória (2008), um segundo lugar (2007) e um quinto lugares (2006) em Tarumã.

Para evitar o título de Cacá com uma corrida de antecedência, Thiago Camilo e Ricardo Maurício só têm uma opção: partir para cima do líder do campeonato. “A gente está realmente preocupado em vencer a corrida. Sabemos que, se isso acontecer, ele [Cacá Bueno] não será campeão em Tarumã”, disse Camilo ao UOL Esporte. “Se estiver disputando uma posição com o Cacá, não vou pensar duas vezes em arriscar alguma coisa, porque sei que é tudo ou nada para mim”, falou.

“É obvio que a vantagem de 24 pontos é grande, contando que ainda tem 56 pontos em jogo, e duas provas para acabar o campeonato. Mas em corrida, tudo pode acontecer. O [Giuliano] Losacco, por exemplo, quando foi campeão em 2005, tirou uma vantagem de 51 pontos do Cacá. Tudo é possível”, continuou Camilo.

Ricardo Maurício também lembrou uma infelicidade de Cacá para manter as esperanças de título. “O primeiro passo é chegar na frente dele, e torcer para ter sorte. Se ele pontuar, que pontue muito pouco... sei lá, é complicado falar. Ele [Cacá] estava liderando a Corrida do Milhão [em 2008] faltando cinco ou seis voltas, mas acabou não ganhando a corrida. Tudo pode mudar”, falou o atual campeão da Stock Car,

Ricardinho concorda com a estratégia de “tudo ou nada” de Camilo, mas faz ressalvas. “Tem que ir para cima, ou vai ou racha. Mas tem que ir para cima com consciência. Não dá pra ir como um louco, desesperado, e dar tudo errado. Tenho que tentar fazer o melhor possível, para chegar na frente dele [Cacá] e adiar a decisão”, falou o piloto.

A corrida deste domingo marca a despedida da velha pista gaúcha, localizada na pequena Viamão, na Grande Porto Alegre. De acordo com o calendário distribuído recentemente pelos promotores da categoria, Tarumã será substituído em 2010 pelo Velopark, autódromo localizado também nas proximidades da capital do Rio Grande do Sul.

As atividades no veloz traçado de 3.016 metros serão abertas nesta sexta-feira, quando os pilotos – divididos em dois grupos – terão duas sessões de treinos livres de 30 minutos cada. No sábado, o treino classificatório está marcado para às 11h40, e a corrida terá início às 11h de domingo.