Klever Kolberg será colunista do UOL durante o Dakar
O UOL Esporte contará com colunas especialmente produzidas pelo piloto Klever Kolberg durante a edição 2010 do Rali Dakar. Com o histórico de ser um dos dois primeiros brasileiros a desbravar o então desconhecido Paris-Dakar, em 1988, e com 22 participações naquela corrida, o piloto estará à frente de um projeto totalmente inédito.
Ao lado do navegador Giovanni Godoi, Klever alinhará o primeiro veículo movido a etanol de cana-de-açúcar brasileiro na história do Rali Dakar, disputado desde 1979. O veículo a ser utilizado – um Mitsubishi Pajero Sport Flex – também é totalmente fabricado no país.
A 32ª edição a prova – que pela segunda vez consecutiva será realizada na América do Sul – terá largada no dia 1º de janeiro, em Buenos Aires, na Argentina, atravessará a Cordilheira dos Andes e o Deserto do Atacama, no Chile, até retornar, 9 mil quilômetros depois, à capital argentina, no dia 17.
Kolberg vem trabalhando no projeto Valtra Dakar Eco Team há cerca de dois anos. A oportunidade se materializou com a criação, neste ano, da categoria Experimental, voltada a veículos movidos por fontes de energia alternativas ao petróleo – combustíveis verdes como etanol, nitrogênio e eletricidade, entre outros –, as trilhas do Rali Dakar se abriram ao combustível brasileiro.
BIOGRAFIA DE KOLBERG
Engenheiro e piloto, Klever Kolberg é o brasileiro que mais vezes participou do Rali Dakar, competição off-road mais difícil e perigosa do mundo, tendo sido um dos pioneiros no país a disputá-la. O piloto criou a primeira equipe brasileira a participar do Dakar e vai competir pela 22ª vez em 2010. Um dos grandes nomes do off-road nacional, Klever começou na prova competindo de moto, entre 1988 e 1996, sagrando-se campeão da categoria Motos Maratona em 1993, ano em que foi o quinto colocado no geral. A partir de 1997 passou a disputar o Dakar entre os carros, obtendo o título vice-campeão na categoria Carros Maratona em 1999 e 2000 e na categoria Carros Diesel em 2002. É autor de três livros sobre o assunto e é comentarista de rali no canal "ESPN" desde 2007. |
“É o maior envio de tecnologia do Brasil para o Dakar”, disse Kolberg. “Afinal, o combustível é 100% nacional, o carro é feito aqui, o sistema flex foi desenvolvido e fabricado no País, os pneus são produzidos aqui e toda a preparação do carro foi feita em nossa oficina.”
Segundo ele, o conceito do projeto Valtra Dakar Eco Team ainda pretende transferir o foco da competitividade para a sustentabilidade, provocando as pessoas para que reflitam sobre o que elas estão fazendo pelo meio ambiente. “Chega de adiar, está na hora de cada um fazer a sua parte. O planeta agradece."
Idêntico ao que é comercializado nas bombas dos postos de serviços em todo o território brasileiro, o etanol a ser usado pela equipe brasileira sairá da usina da Cosan, em Piracicaba (SP). Acondicionado em 40 tambores de PVC, com capacidade de 200 litros, (específicos para o transporte de combustíveis), o combustível será enviado diretamente para cada país, por meio de rodovias.
Serão sete dias de viagem até a Argentina e dez para o Chile. Em cada um dos dois países, o etanol será transferido para os caminhões de suporte da equipe, os quais farão o transporte para cada dos 16 acampamentos de apoio do Dakar 2010.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.