Topo

Franceses vencem 3ª etapa do Dakar e lideram nas motos e nos carros

Do UOL Esporte

Em São Paulo

04/01/2010 14h15

Com uma vitória na especial desta segunda-feira, o francês Stéphane Peterhansel assumiu a liderança da classificação geral da categoria carros do Dakar 2010. Nove vezes campeão do Dakar, o piloto conquistou sua 19ª vitória em especiais entre os carros, e a 52ª no total em etapas, um recorde no Dakar.

Ao fechar o trecho de 182 km cronometrados entre La Rioja e Fiambala, na Argentina, em 2h55min19s, Peterhansel e o navegador Jean-Paul Cottret (BMW) foram 5min44s mais rápidos que o segundo colocado, o espanhol Carlos Sainz (Volksvagen).

Por sua vez, Sainz terminou a etapa 4min17s à frente de seu companheiro na equipe Volkswagen, Nasser Al-Attiyah, do Catar. O norte-americano Mark Miller foi apenas 13 segundos mais lento, em quarto, seguido pelo francês Guerlain Chicherit, mais 9min04s atrás.

Atual campeão, o sul-africano Giniel De Villiers (Volkswagen) teve sérios problemas com o motor e ficou parado no quilômetro 50, à espera de ajuda.

Agora, Peterhansel ocupa a primeira posição na classificação geral, 4min33s à frente de Sainz e do navegador Lucas Cruz. Al-Attiyah e o alemão Timo Gottschalk estão em terceiro, 7min31s atrás do líder.

O melhor brasileiro na etapa foi Guilherme Spinelli (Mitsubishi). Ao lado do navegador Filipe Palmeiro, o piloto terminou a especial em 3h36min19s, na décima colocação. A dulpa passou a ocupar a oitava colocação no geral, mais de uma hora atrás de Peterhansel.

Após a terceira colocação na especial do domingo, Maurício Neves e Clécio Maestrelli ficaram com o 12º lugar nesta segunda-feira, e caíram para a 10ª posição no geral.

Despres vence com folga e assume liderança nas motos

Após decepcionar na segunda etapa, no domingo, quando foi apenas quarto colocado, o francês Cyril Despres se recuperou e venceu a terceira etapa do Rali Dakar com grande vantagem nesta segunda-feira. Com o ótimo resultado, Despres assumiu a liderança na classificação geral da categoria motos.

  • AFP PHOTO / GABRIEL BOUYS

    Cyril Despres venceu a 3ª etapa com folga e abriu mais de 10 minutos na liderança entre as motos

    Os 5 primeiros no geral das motos:
    1. Despres (FRA), 8h54min04s
    2. Casteu (FRA), a 10min03s
    3. Rodrigues (POR), 17min57s
    4. Manca (ITA), 24min29s
    5. Duclo (FRA), 30min58s

Terceiro francês a vencer entre as motos nas três etapas disputadas até agora, Despres fechou a especial com o tempo de 3h01min09s, mais de 10 minutos à frente do segundo colocado, o português Helder Rodrigues. Outro português, Paulo Gonçalves, largou da 53ª posição e fechou a especial em terceiro.

Líder até então e quarto mais rápido nesta segunda, o francês David Casteu chegou longos 12min13s atrás de seu compatriota, e foi ultrapassado na tabela de classificação. Despres assumiu a liderança do Dakar com uma larga vantagem de 10min03s para Casteu.

Atual campeão, o espanhol Marc Coma enfrentou problemas de motor e acabou a etapa em nono, 21min37s atrás do líder Despres, e agora ocupa a oitava posição no geral.

Melhor brasileiro nas motos, Tiago Fantozzi completou em 19º com tempo de 3h52min39s, 51min30s atrás do vencedor. Fantozzi é o 18º no geral, com tempo acumulado de 10h20min25s.

Apesar de ser um dos mais curtos da competição, com apenas 182 km cronometrados, o trecho desta segunda entre La Rioja e Fiambala, na Argentina, é um dos mais difíceis, por contar com quase 30 km nas complicadas dunas brancas.

Nesta terça-feira, a quarta etapa marcará a entrada do Dakar em território chileno, pela Cordilheira dos Andes, a uma altitude acima de 4 mil metros. Serão 629 km entre Fiambala, na Argentina, e a cidade chilena de Copiapó, com 203 km cronometrados através do deserto do Atacama.

*Atualizada às 17h46