Desclassificado, Kolberg segue no Dakar para provar viabilidade do etanol
Apesar de estar desclassificado por não terminar a terceira etapa por causa da quebra de uma peça da embreagem de seu carro, o piloto Klever Kolberg decidiu continuar no Dakar 2010. Ao lado do navegador Giovanni Godoi, Kolberg pretende completar o percurso para testar seu Mitsubishi Pajero, o primeiro carro da história do Dakar a competir movido a etanol.
"Como nosso intuito desde o início do Dakar era pela sustentabilidade em detrimento da competitividade, nós vamos seguir nas trilhas. Não contaremos mais pontos como competidores, mas vamos continuar e mostrar para o mundo que o etanol brasileiro é uma opção limpa e viável de mobilidade e que o planeta agradece esse tipo de iniciativa", afirmou Klever Kolberg.
Participando da principal e mais difícil prova off-road do mundo pela 22ª vez, Kolberg explicou o problema que o tirou da competição. "Só conseguiríamos fazer a troca no acampamento. Como é uma peça feita de material plástico, era praticamente impossível colarmos alguma coisa para que o fluido parasse de vazar", disse o piloto.
"Por isso tivemos que sair do percurso. Ao chegarmos no acampamento, fomos informados de nossa desclassificação pelos comissários da organização. Portanto, não poderemos mais competir. No entanto, vamos seguir todo o percurso do Dakar para testar nosso carro", disse Kolberg, que é colunista do UOL Esporte durante a edição deste ano do rali.
A peça da embreagem foi trocada na última noite e o carro possui condições de seguir pelas trilhas do rali. Nesta terça-feira, Kolberg e Godoi estão fazendo o trajeto de 441 km entre Fiambala (Argentina) e Copiaco (Chile), e irão atravessar a fronteira na região da Cordilheira dos Andes.
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