Topo

Norte-americano surpreende e vence 4ª etapa do Dakar por apenas 1s

Do UOL Esporte

Em São Paulo

05/01/2010 15h08

O norte-americano Robby Gordon (Hummer) foi a grande surpresa do Rali Dakar nesta terça-feira. Com o tempo de 1h40min21s no trecho de 163 km entre Fiambala (Argentina) e Copiaco (Chile), o piloto terminou a 4ª etapa apenas um segundo a frente do líder da competição, o francês Stéphane Peterhansel, nove vezes campeão do Dakar.

Enquanto a imprensa especializada já computava mais uma vitória para o currículo de Peterhansel, que havia terminado com o melhor tempo entre os carros que disputam o título, Gordon cruzou a linha de chegada e surpreendeu a todos que acompanhavam a prova. Seria a 20ª vitória de Peterhansel em uma especial de carros, e a 53ª em etapas do Dakar, o que ampliaria seu recorde na competição.

Nasser Al-Attyiah, do Catar, foi o terceiro, 2min06s atrás de Gordon. Quarto, o espanhol Carlos Sainz foi 38s mais lento, seguido pelo atual campeão da prova, o sul-africano Giniel De Villiers.

Com a surpreendente vitória, Robby Gordon pulou para a oitava posição na classificação geral. A liderança continua com Peterhansel, com o tempo acumulado de 10h54min50s. Carlos Sainz aparece 7min36s atrás do líder, e Al-Attyiah é o terceiro, a 9min56s do francês.

Maurício Neves teve o melhor desempenho entre os brasileiros, e finalizou a 4ª etapa na 10ª colocação, 11min22s atrás do vencedor. Outro brasileiro que mostrou bom desempenho foi Guilherme Spinelli, 14º.

Spinelli perdeu uma posição para Gordon no geral, e agora é nono, seguido pelo compatriota Maurício Neves. Os dois brasileiros estão mais de 1h15min atrás do líder Peterhansel.

Coma vence entre as motos; Despres ainda lidera

  • EFE/Cézaro De Luca

    Após ser punido com mais 22min, Coma mostrou ritmo alucinante para vencer a 4ª etapa nesta terça

Atual campeão na categoria motos, o espanhol Marc Coma mostrou um ritmo alucinante na quarta etapa do Dakar e venceu a especial de 163 km cronometrados entre as cidades de Fiambala, na Argentina, e Copiaco, no Chile, com o tempo de 1h46min58s.

O francês David Casteu foi o segundo, 2min04s atrás de Coma e 1min10s a frente de seu compatriota e ainda líder da competição, Cyril Despres. O chileno Francisco Lopez Contardo foi o quarto, seguido pelo português Paulo Gonçalves.

Apesar da vitória nesta terça, Coma continua muito atrás dos líderes na classificação geral. O espanhol recebeu uma punição de 22 minutos durante a segunda etapa e, apesar de pular da oitava para a sexta colocação na tabela, ainda está 38min50s atrás de Despres.

Despres, por sua vez, continua com boa vantagem no geral. O francês, que pilota uma KTM, tem tempo acumulado de 10h44min16s, 8min53s a frente do segundo colocado, David Casteu. O português Helder Rodrigues, oitavo na 4ª etapa, aparece na terceira posição, 23min45s atrás de Despres.

Mais uma vez, o melhor brasileiro entre as motos foi Tiago Fantozzi. O piloto chegou em 19º, 14min37s atrás de Marc Coma. Com o resultado, Fantozzi ganhou uma posição na classificação geral, e agora aparece na 17ª colocação.

*Atualizada às 17h49