Topo

Volkswagen domina 5ª etapa do Dakar; brasileiro Maurício Neves é quinto

Do UOL Esporte

Em São Paulo

06/01/2010 16h54

A equipe Volkswagen dominou a 5ª etapa do Rali Dakar nesta quarta-feira. O time da montadora alemã ficou com as três primeiras colocações entre os carros no trecho de 483 km entre Copiapo e Antofagasta, no Chile, e passou a ser também a favorita ao título, com três carros nas três primeiras posições no geral.

Com o tempo de 5h06min15s, o norte-americano Mark Miller foi o vencedor, 2min10s mais rápido que seu companheiro de equipe, o espanhol Carlos Sainz. Nasser Al-Attiyah, do Catar, foi 4min27s mais lento que Miller e fechou a trinca da equipe Volkswagen com a terceira posição.

Vencedor da 4ª etapa, na terça-feira, o norte-americano Robby Gordon (Hummer) foi o quarto, seguido pelo brasileiro Maurício Neves, que também pilota um Volkswagen e chegou 9min21s atrás do vencedor. Outro brasileiro a se destacar foi Guilherme Spinelli, na 11ª posição.

Líder da classificação geral até o início da etapa desta quarta, o francês Stéphane Peterhansel teve problemas mecânicos e precisou parar por duas vezes para reparos, o que o fez perder cerca de 1h30min.

Com este resultado, o espanhol Carlos Sainz assumiu a primeira colocação na tabela, 4min37s a frente de Al-Attiyah. Vencedor nesta quarta-feira, Miller ocupa a terceira colocação, 9min39s atrás do líder. Gordon aparece em quarto, mas está bem atrás, a 59min55s de Sainz.

Maurício Neves e o navegador Clécio Maestrelli pularam para a 7ª posição no geral. Já Guilherme Spinelli e Filipe Palmeiro mantiveram a 9ª colocação.

Chileno surpreende nas motos e faz a alegria da torcida

  • REUTERS/Mariano Paiz

    Ídolo no Chile, Francisco López Contardo venceu a 5ª etapa entre as motos e fez a alegria da torcida

Tudo indicava que o espanhol Marc Coma venceria sua segunda especial seguida nesta quarta-feira. Após liderar mais da metade do trecho entre Copiapo e Antofagasta, no Chile, o atual campeão do Dakar teve um problema em sua moto no quilômetro 376 e precisou parar para fazer o conserto.

Com isso, a vitória ficou com o ídolo local, Francisco López Contardo, para alegria da torcida chilena. “Chaleco”, como é conhecido, assumiu a liderança apenas na última parcial, no quilômetro 456 dos 483 cronometrados, e terminou a especial em 5h52min40s, 1min30s a frente do francês Cyril Despres, líder da competição. A terceira colocação ficou como também francês David Fretigne.

Com a vitória, Contardo pulou da 7ª para a 2ª colocação na classificação geral, e se tornou o quinto piloto diferente a vencer uma das cinco etapas disputadas até agora. Porém, mesmo com esse equilíbrio, o resultado desta 5ª especial fez Despres disparar na liderança. O francês passa a ter 37min37s de vantagem para o piloto chileno.

Com o problema mecânico, Coma foi apenas o 19º colocado, uma posição a frente de Tiago Fantozzi, e caiu para a 7ª posição no geral. Melhor brasileiro na classificação entre as motos, Fantozzi também perdeu uma posição na tabela, e agora aparece em 18º.