Topo

Al-Attiyah encosta na liderança entre os carros; Despres dispara nas motos

Do UOL Esporte

Em São Paulo

08/01/2010 17h41

Nasser Al-Attiyah, do Qatar, venceu sua segunda especial nesta sexta-feira e acirrou a disputa pelo título do Dakar 2010 na categoria carros. Com o triunfo na 7ª etapa, o piloto se aproximou de seu companheiro de equipe, Carlos Sainz, na liderança da classificação geral e ampliou o domínio da equipe Volkswagen, que ocupa as três primeiras posições da tabela.

A disputa pela liderança nos 600 km de especial entre as cidades de Iquique e Antofagasta, no Chile, foi acirrada. Stéphane Peterhansel (BMW), Robby Gordon (Hummer) e Nasser Al-Attiyah se revezaram na ponta até a parcial do quilômetro 448, quando o piloto da Volkswagen assumiu definitivamente a primeira posição.

Al-Attiyah terminou a prova em 5h41min29s, com Peterhansel na segunda posição, a 3min29s. O espanhol Carlos Sainz (Volkswagen) foi o terceiro, 4min21s atrás de Al-Attiyah. O norte-americano Mark Miller, também da Volkswagen, foi o quarto, seguido pelo francês Guerlain Chicherit (BMW).

Com a vitória nesta 7ª etapa, Al-Attiyah se aproximou do líder Carlos Sainz no geral. O espanhol soma agora 26h21min23s, 11min03s a frente de seu companheiro de equipe. Mark Miller fecha a trinca da Volkswagen em terceiro, 22min06s atrás do líder. Quarto colocado, Chicherit está bem mais atrás, a 2h02min54s.

Despres faz prova de recuperação, vence e amplia liderança nas motos

  • AP Photo/Natacha Pisarenko

    Cyril Despres conquistou a vitória nos últimos quilômetros e ampliou a vantagem na tabela

O francês Cyril Despres conquistou nesta sexta-feira sua segunda vitória no Rali Dakar 2010. Em uma bela corrida de recuperação, o piloto conseguiu ultrapassar o espanhol Marc Coma nos últimos quilômetros da especial entre Iquique e Antofagasta, no Chile, e se manteve com uma diferença confortável na liderança da classificação geral entre as motos.

Despres aparecia em 16º na primeira parcial, no quilômetro 64. Somente na passagem do quilômetro 334 o francês surgiu entre os cinco primeiros, 6min07s atrás do líder. Na última parcial antes da chegada, faltando apenas 19 km para o final (quilômetro 581), Despres já estava apenas 10s atrás de Coma, que liderava.

No final, o francês da KTM terminou os 600 km da especial em 6h34min14s, 29s a frente do espanhol Coma (KTM). O também francês David Fretigne (Yamaha) foi o terceiro, exatos 5min mais lento que Despres. O português Ruben Faria (KTM) ficou com a quarta colocação, seguido pelo norueguês Pal Anders Ullevalseter (KTM).

Com a vitória, Despres disparou ainda mais na liderança da classificação geral, com tempo acumulado de 28h10min13s. Segundo na especial desta sexta-feira, Coma conquistou mais duas posições, e já aparece em segundo na tabela, 1h06min50s atrás do francês. O português Helder Rodrigues é o terceiro, 1h20min08s atrás do líder.