Topo

Contardo vence 8ª etapa, e Despres amplia liderança após punição de Coma

Do UOL Esporte

Em São Paulo

10/01/2010 14h29

Mesmo com a quinta colocação neste domingo, o francês Cyril Despres segue como principal candidato ao título entre as motos no Rali Dakar 2010. As chances de Despres aumentaram depois que o espanhol Marc Coma, que vinha na segunda colocação no geral, foi penalizado em 6h pelos comissários de prova.

Atual campeão do Dakar, Coma chegou a pensar em abandonar a competição e nem largar neste domingo, mas acabou participando da 8ª etapa e ainda terminou na segunda colocação, 42s atrás do vencedor do dia, o chileno Francisco López Contardo, que fechou em 5h29min25s os 472 km cronometrados entre Antofagasta e Copiapo, no Chile.

O norueguês Pal Anders Ullevalseter foi o terceiro, 40s atrás de Coma. O francês David Fretigne ficou em quarto, seguido pelo compatriota Despres, que com este resultado abriu ainda mais na liderança da classificação geral, e agora está 1h20min31s a frente de Ullevalseter, que assumiu o segundo posto.

Com a punição de 6h, além dos 22min de penalização que recebeu na segunda etapa, Coma está 7h00min49s atrás do líder Despres. O atual campeão foi punido por ter recebido assistência ilegal ao trocar um pneu durante a etapa de sexta-feira, entre Iquique e Antofagasta. De acordo com o regulamento, só é permitida a assistência entre os próprios pilotos durante as provas.

Convencidos por imagens de televisões francesas após receberem reclamações de outros pilotos, inclusive do próprio Cyril Despres, os comissários decidiram punir Coma, que nega ter recebido ajuda ilegalmente.

Rodolpho Mattheis foi o melhor brasileiro neste domingo, e terminou a prova na 26ª colocação, 1h09min44s atrás do vencedor. Agora, Mattheis ocupa a 23ª posição na classificação geral, com 8h10min57s de diferença para o líder Despres.