Topo

Peterhansel leva sua terceira especial, mas Sainz se mantém na ponta

Do UOL Esporte

Em São Paulo

10/01/2010 16h26

O francês Stéphane Peterhansel venceu neste domingo a 8ª etapa do Dakar 2010, uma das mais disputadas até agora entre os carros. Esta foi a terceira vitória do piloto da BMW na competição. De quebra, Peterhansel aumentou sua marca como recordista de vitórias em especiais do Dakar. Agora, o francês soma 21 vitórias entre os carros e 54 no total.

Apesar de ser o primeiro a vencer três vezes em 2010, Peterhansel está 2h02min25s atrás Carlos Sainz na classificação geral. O piloto da Volkswagen, que chegou em segundo neste domingo, ampliou a diferença para Nasser Al-Attiyah na tabela para 14min35s.

A liderança da especial de 472 km entre Antofagasta e Copiapo (Chile) mudou de dono por três vezes até que Peterhansel assumisse a primeira posição definitivamente. Al-Attiyah, do Qatar, largou na frente, mas logo na primeira parcial a ponta já era do francês Guerlain Chicherit (BMW). Porém, no quilômetro 199 quem aparecia em primeiro era seu compatriota Peterhansel.

Na parcial seguinte, foi o norte-americano Mark Miller (Volkswagen) quem assumiu a ponta. Porém, o sul-africano Giniel De Villiers passou a frente no quilômetro 304 e manteve a liderança até o quilômetro 465, quando Peterhansel voltou à liderança faltando apenas 7 km para a chegada.

O francês fechou os 472 km em 5h6min05s, apenas 45s a frente de Carlos Sainz. Miller foi o terceiro, 1min07s atrás de Peterhansel. Atual campeão do Dakar, De Villiers não teve um bom desempenho no final e terminou em quarto, 4min01s atrás do vencedor. Al-Attiyah foi apenas 16s mais lento que o sul-africano, em quinto, e manteve a segunda colocação no geral.