Topo

Líder no geral, Carlos Sainz vence sua primeira especial no Dakar 2010

Do UOL Esporte

Em São Paulo

12/01/2010 13h57

Depois de ver seu companheiro de equipe Nasser Al-Attiyah diminuir a diferença na classificação geral com uma vitória na especial de segunda-feira, o espanhol Carlos Sainz deu a resposta nesta terça, ao vencer a 10ª etapa do Rali Dakar 2010.

Em uma das etapas mais disputadas entre os carros até agora, com uma diferença de apenas 2min32s entre o primeiro e o quinto colocados, o experiente piloto da Volkswagen foi o mais rápido no trajeto de 238 km cronometrados entre La Serena e Santiago, a capital chilena, com o tempo de 3h01min05s. Esta foi a primeira especial vencida pelo espanhol na competição.

“O mais importante é que passamos por mais uma etapa. Aumentamos a vantagem [para Al-Attiyah] em um minuto e pouco, e estamos com mais de dez minutos de diferença. Temos que manter o ritmo e respeitar o rali, como estamos fazendo desde o início”, falou Sainz após a especial desta terça-feira.

O francês Stéphane Peterhansel (BMW) foi o segundo, 28s atrás de Sainz. O norte-americano Mark Miller (Volkswagen) foi o terceiro mais rápido, 34s mais lento que Peterhansel e 38s mais rápido que o quarto colocado, Al-Attiyah. O francês Guerlain Chicherit (BMW) ficou com a quinta colocação.

Com o resultado, a Volkswagen continua dominando a competição, com três carros nas três primeiras colocações da classificação geral. Sainz conseguiu mais 1min40s de diferença para Al-Attiyah, e agora tem 10min06s de vantagem para o piloto do Qatar. Miller aparece em terceiro, 28min19s atrás do líder.

Peterhansel está em quarto, porém muito atrás dos adversários da Volkswagen. O francês da BMW, nove vezes campeão do Dakar e recordista de vitórias em especiais, tem 2h14min20s de desvantagem para o líder Carlos Sainz.

Com a oitava colocação nesta terça-feira, 9min26s atrás de Carlos Sainz, Guilherme Spinelli continua sendo o melhor brasileiro na competição. Ao lado do navegador português Filipe Palmeiro, Guiga ocupa a oitava posição na classificação geral após 10 etapas disputadas.