Topo

Azarões dominam 11ª etapa do Dakar na categoria motos nesta quarta

Cyril Despres continua administrando a vantagem, e ainda tem mais de 1h20min de folga na liderança - AP Photo/Natacha Pisarenko
Cyril Despres continua administrando a vantagem, e ainda tem mais de 1h20min de folga na liderança Imagem: AP Photo/Natacha Pisarenko

Do UOL Esporte

Em São Paulo

13/01/2010 13h26

No dia em que o Rali Dakar voltou do Chile para a Argentina por altitudes de mais de 3500 metros na Cordilheira dos Andes, os azarões dominaram a especial na categoria motos e tiveram uma disputa acirrada pela vitória na 11ª etapa.

Com o tempo de 2h44min50s, o holandês Frans Verhoeven, que começou o dia apenas em 51º no geral, foi o mais rápido no trajeto de 220 km cronometrados entre Santiago e San Juan. O norte-americano Jonah Street foi o segundo, com 2h44min53s, e se manteve na sétima colocação na tabela.

A melhor colocação de Verhoeven no Dakar 2010 tinha sido um décimo lugar na 9ª etapa. Street, por sua vez, tinha como melhor resultado uma oitava posição na 3ª etapa do rali. Nesta quarta, os dois pilotos protagonizaram uma disputa acirrada pela vitória.

Street foi o líder nas primeiras duas parciais (51 km e 102 km), com apenas 9s de vantagem para Verhoeven. Na terceira parcial, os pilotos anotaram exatamente o mesmo tempo, com 1h44min34s no quilômetro 148. O holandês assumiu a liderança na parcial seguinte (190 km), com apenas 2s de vantagem, até fechar a prova com vantagem de apenas 3s para Street, depois de 220 km.

O francês Alain Duclos foi o terceiro, 1min25s mais lento que Verhoeven, e agora é quinto no geral. Vice-líder na tabela, o norueguês Pal Anders Ullevalseter foi o quarto mais rápido e descontou apenas 1min55s do líder Cyril Despres, que ficou com a sétima colocação nesta quarta-feira. Despres continua administrando sua vantagem, e ainda tem mais de 1h20min de folga para Ullevalseter, faltando apenas três etapas para o fim da competição.

Após vencer sua quarta especial na 10ª etapa, na terça-feira, o espanhol Marc Coma, atual campeão do Dakar na categoria motos, foi o nono nesta quarta e segue em 16º no geral, com quase 7h de desvantagem para o líder Cyril Despres.