Topo

Sainz é nono e Al-Attiyah encosta de vez na briga pelo título do Dakar

Do UOL Esporte

Em São Paulo

13/01/2010 15h44

O francês Guerlain Chicherit foi o vencedor, mas o que marcou a 11ª etapa do Dakar 2010 foi a recuperação de Nasser Al-Attiyah, que diminuiu a diferença para o líder Carlos Sainz na classificação geral para 4min28s e entrou definitivamente na briga pelo título, faltando apenas três etapas para o término da competição.

Chicherit fechou os 220 km cronometrados entre Santiago (Chile) e San Juan (Argentina) em 2h34min51s, 30s mais rápido que o argentino Orlando Terranova, que por sua vez fechou a etapa com 9s de vantagem para o sul-africano Giniel De Villiers.

Al-Attiyah foi o quarto, enquanto Sainz ficou apenas com a nona colocação. O piloto do Qatar fechou a especial com 5min22s de vantagem para o espanhol, e agora a diferença entre os dois pilotos da Volkswagen caiu para apenas 4min28s na classificação geral.

O resultado esquenta a briga pelo título do Dakar na categoria carros, que deve mesmo ficar entre Al-Attiyah e Sainz. O terceiro colocado no geral, o norte-americano Mark Miller, também da Volkswagen, vai precisar tirar uma diferença de 23min50s para lutar pela primeira posição.

Vale lembrar que o espanhol Carlos Sainz liderava o Dakar do ano passado até a antepenúltima etapa, quando caiu em uma vala e teve seu Touareg totalmente destruído. Na ocasião, o título ficou com Giniel De Villiers.

O melhor brasileiro foi novamente Guilherme Spinelli. Ao lado do navegador Filipe Palmeiro, Guiga fechou a 11ª etapa 10min36s atrás do primeiro colocado, na 12ª posição. Com o resultado desta quarta-feira, o brasileiro manteve a oitava colocação na classificação geral.