Topo

Contardo vence 12ª etapa das motos no Dakar; Sainz leva melhor nos carros

Carlos Sainz conquista mais uma etapa no Dakar - Cézaro de Luca/EFE
Carlos Sainz conquista mais uma etapa no Dakar Imagem: Cézaro de Luca/EFE

Das agências internacionais

Em San Rafael (Argentina)

14/01/2010 15h00

O chileno Francisco ‘Chaleco’ López Contardo ganhou nesta quinta-feira a 12ª etapa do Rali Dakar. O competidor ficou à frente do francês David Fretigné por 40 segundos. O terceiro foi o norueguês Pal Ullevalseter, na quarta colocação ficou o espanhol Marc Coma e o quinto foi o português Helder Rodrigues. O espanhol Carlos Sainz ganhou entre os carros, com 52 segundos à frente do qatariano Nasser Al Attiyah. 

O francês Cyril Depres, líder da classificação geral, foi o oitavo nesta etapa entre San Juan e San Rafael (Argentina), ficando a 17min12s do vencedor da etapa. O francês manteve a liderança geral com uma hora e três segundos de vantagem para o agora segundo colocado Francisco López Contardo.

O chileno Contardo leva vantagem de 13 segundos sobre o terceiro colocado Ullevalseter. Os pilotos enfrentaram nesta quinta-feira a etapa mais longa do rali, com 796 km, sendo 476 cronometrados.

Entre os carros, a terceira colocação ficou com o norte-americano Mark Miller, que ficou a 4min22s do espanhol, o francês Stéphane Peterhansel acabou na quarta colocação. A classificação dos carros segue apertada com Sainz na ponta, a 5min20s de vantagem sobre Al Attiyah, restando apenas duas etapas para o final da competição.

Na prova de caminhões, Vladimir Chagin venceu e segue tranquilo na liderança geral da competição. Firdaus Kabirov foi o segundo colocado, enquando Ilgizar Mardeev foi o terceiro.

Nesta quinta-feira, na 13ª etapa, entre San Rafael e Santa Rosa, os participantes vão percorrer 368 km de especial, que incluem um trecho inicial de 40 km pelas dunas cinzentas de Nihuil, as últimas da competição.

Na 11ª etapa, um erro de marcação do caminho de um policial argentino na especial deu a Marc Coma a sua quinta vitória no Dakar. Os comissários da prova apuraram o resultado durante a noite e resolveram dar um tempo extra para os primeiros competidores que abriram o caminho, indo para a direção errada após o quilômetro 13.

Com isso, a primeira vitória de Frans Verhoeven foi passada para o espanhol. O holandês, com o bônus dado, caiu para a terceira colocação. O tempo de Marc Coma na especial foi de 2h39min13. Em segundo lugar, ficou David Frétigné, com 2h44min26.

Atualizado às 20h18