Topo

Al-Attiyah desconta diferença e título só será decidido na última etapa

Com o resultado desta sexta, Al-Attiyah diminuiu para 2min48s a vantagem de Sainz no geral - EFE/Cézaro De Luca
Com o resultado desta sexta, Al-Attiyah diminuiu para 2min48s a vantagem de Sainz no geral Imagem: EFE/Cézaro De Luca

Do UOL Esporte

Em São Paulo

15/01/2010 14h50

A disputa entre Nasser Al-Attiyah e Carlos Sainz pelo título do Dakar 2010 continua acirrada, e só será decidida na última etapa da competição, neste sábado. Nesta sexta-feira, o piloto qatariano foi novamente mais rápido que seu companheiro da equipe Volkswagen e agora está apenas 2min48s atrás do espanhol na classificação geral.

Al-Attiyah ficou com a segunda colocação na 13ª e penúltima etapa do rali, vencida pelo francês Stéphane Peterhansel, que fechou os 368 km cronometrados entre San Rafael e Santa Rosa, na Argentina, em 2h58min25s, 1min21s mais rápido que o piloto do Qatar.

Esta foi a quarta etapa vencida por Peterhansel, que aumentou sua marca como recordista de vitórias em especiais do Dakar. Agora, o francês soma 55 vitórias no total, sendo 22 delas conquistadas na categoria carros. O piloto manteve a quarta posição na classificação geral, porém está mais de duas horas atrás do líder.

Carlos Sainz ficou apenas com a quarta colocação, atrás do francês Guerlain Chicherit, terceiro nesta sexta e quinto na classificação geral. Com o resultado desta especial, Al-Attiyah descontou mais 2min32s da vantagem de Sainz, que agora lidera com apenas 2min48s de diferença para seu companheiro de equipe.

O norte-americano Mark Miller foi o quinto e manteve a terceira colocação no geral. Para poder sonhar com o título, Miller terá que torcer para que seus companheiros da Volkswagen tenham problemas na última etapa, já que está a 31min48s do líder Carlos Sainz na tabela.

Neste sábado, os pilotos percorrerão um total de 707 km de Santa Rosa a Buenos Aires, válidos pela 14ª e última etapa da prova. Sem dunas, serão 206 km cronometrados em estradas rápidas, e a organização espera que um grande público receba o campeão da 32ª edição do Rali Dakar na capital argentina.