Topo

Ullevalseter vence, mas não diminui diferença para o líder Despres

Do UOL Esporte

Em São Paulo

15/01/2010 12h32

Só uma catástrofe pode evitar o título do francês Cyril Despres na categoria motos do Dakar 2010. Nesta sexta-feira, o norueguês Pal Anders Ullevalseter venceu a 13ª e penúltima etapa da competição, assumiu o segundo lugar na classificação geral, mas não conseguiu diminuir a diferença para o líder Despres, que manteve a vantagem na tabela em mais de 1h04min.

Sempre seguido de perto pelo francês, que não deixou a diferença entre os dois passar de um minuto durante os 368 km cronometrados entre San Rafael e Santa Rosa, na Argentina, Ullevalseter só perdeu a liderança em uma das sete parciais do trajeto, e fechou a especial com o tempo de 3h27min05s, apenas 43s a frente de Despres.

O espanhol Marc Coma foi o terceiro, 2min46s atrás do vencedor. O atual campeão não tem chances de repetir a conquista de 2009, já que este ano recebeu duas punições que totalizaram um acréscimo de 6h22min ao seu tempo acumulado.

Com Despres disparado na liderança, a emoção na categoria motos ficará por conta da briga pelo vice-campeonato na última etapa. Ao fechar a especial desta sexta em quarto lugar, 5min35s atrás de Ullevalseter, o chileno Francisco “Chaleco” López Contardo perdeu a segunda colocação no geral e agora precisa descontar 4min22s do norueguês.

Neste sábado, os pilotos percorrerão um total de 707 km de Santa Rosa a Buenos Aires, válidos pela 14ª e última etapa da prova. Sem dunas, serão 206 km cronometrados em estradas rápidas, e a organização espera que um grande público receba o campeão da 32ª edição do Rali Dakar na capital argentina.