Topo

Rossi lidera testes e decreta guerra interna com Lorenzo

Valentino Rossi liderou testes coletivos da MotoGP na Malásia; italiano quer distância do parceiro - REUTERS/Hazrin Yeob Men Shah
Valentino Rossi liderou testes coletivos da MotoGP na Malásia; italiano quer distância do parceiro Imagem: REUTERS/Hazrin Yeob Men Shah

Do UOL Esporte

Em São Paulo

05/02/2010 10h12

O italiano Valentino Rossi melhorou seu tempo em relação à sessão de quinta-feira e voltou a terminar em primeiro lugar no último dia dos primeiros testes coletivos da pré-temporada da MotoGP. Com 2min00s925, ele superou o australiano Casey Stoner e o companheiro de Yamaha, o espanhol Jorge Lorenzo – segundo e terceiro colocados, respectivamente.

No dia anterior, a equipe de Rossi e Lorenzo foi apresentada oficialmente no circuito de Sepang, na Malásia, local dos testes. E o time resolveu atender a uma reivindicação do campeão italiano: romper qualquer relação entre a sua equipe técnica e os engenheiros de Lorenzo.

Como destacou o jornal espanhol As, Rossi acha que Lorenzo não terá o mesmo desempenho sem as suas referências de ajustes na moto. O italiano confia neste plano e, por isso, já mudou seu discurso, admitindo que poderá permanecer na Yamaha em 2011 ao lado de Lorenzo.

Frios entre eles durante a apresentação, Rossi e Lorenzo criaram rivalidade entre si no ano passado, quando o italiano foi campeão com 45 pontos de vantagem sobre o espanhol. O diretor da Yamaha, Masahiko Nakajima, confirmou que haverá uma “muralha” nos boxes da equipe.

“Cada equipe dos pilotos terá seus próprios dados, e não verá os do outro. Somente os engenheiros da Yamaha terão acesso aos dados da telemetria, que serão repassados diretamente aos pilotos”, explicou o dirigente.

Após o fim dos testes, Rossi destacou o trabalho desenvolvido na garagem: “Trabalhamos nesta nova moto para encontrar os melhor ajuste e fiquei feliz por ser o mais rápido. Mesmo que seja apenas um teste, é importante para mim”, declarou. Veja a seguir os dez primeiros da sexta-feira na Malásia:

1. Valentino Rossi (Yamaha) - 2min00s925
2. Casey Stoner (Ducati) - 2min01s320
3. Jorge Lorenzo (Yamaha) - 2min01s680
4. Dani Pedrosa (Honda) - 2min01s822
5. Ben Spies (Yamaha) - 2min02s266
6. Andrea Dovizioso (Honda) - 2min02s272
7. Colin Edwards (Yamaha) - 2min02s479
8. Nicky Hayden (Ducati) - 2min02s493
9. Aleix Espargaro (Pramac Ducati) - 2min02s647
10. Loris Capirossi (Suzuki) - 2min02s763