Topo

Hirvonen acerta pneus e aumenta vantagem sobre Loeb no Mundial de Rali

Das agências internacionais

Em Estocolmo (SUE)

13/02/2010 16h27

O finlandês Mikko Hirvonen, da Ford, segue dominando o Rali da Suécia, primeira etapa do Mundial de Rali (WRC, na sigla em inglês). No fim do segundo dia de competições, o atual líder conseguiu abrir 16s6 segundos de vantagem para o francês Sébastien Loeb, da Citröen.

O resultado negativo para o atual hexacampeão mundial é, segundo ele mesmo, decorrência de uma escolha equivocada de pneus. A opção errada fez com que ele desgastasse somente a parte traseira, causando um resultado inesperado.

“Eu não podia pressionar, tinha de seguir a estrada e sem atacar. Ficar com os pneus traseiros ruins e os da frente bons é pior do que estar com todos comprometidos”, disse Sébastien Loeb ao site oficial do WRC.

As dificuldades do francês deixaram Hirvonen com quase meio minuto de vantagem em determinado momento, mas o finlandês fraquejou nos trechos finais e perdeu a distância. Dani Sordo, da Citröen, também teve problemas e perdeu a terceira colocação para Jari-Matti Latvala, da Ford.

“Eu tive de parar porque o motor estava sobrecarregado. É difícil de explicar, mas erramos em uma pequena parte do carro”, disse Dani Sordo.

Kimi Räikkönen, por sua vez, manteve o mesmo ritmo do primeiro dia e ficou longe das primeiras posições. O ex-piloto da Ferrari ficou apenas na 17ª colocação geral.

Confira os dez primeiros do Rali da Suécia:

1.Mikko Hirvonen (Ford), 2h14min48s3
2.Sébastien Loeb (Citröen), a 16s6
3.Jari-Matti Latvala (Ford), a 51s4
4.Dani Sordo (Citröen), a 1min46s2
5.Sébastien Ogier (Citröen), a 2min42s1
6.Henning Solberg (Ford), a 3min47s9
7.Matthew Wilson (Ford), a 5min44s1
8.Mads Ötsberg (Subaru), a 5min57s3
9.Petter Solberg , a 8min35s2
10.P-G Andersson (Skoda), a 8min48s1