Topo

Hirvonen sobra no último dia e garante o título do Rali da Suécia

Hirvonen (d) iniciou ano na frente no Mundial de Rali - Micke Franssen/EFE/AP
Hirvonen (d) iniciou ano na frente no Mundial de Rali Imagem: Micke Franssen/EFE/AP

Das agências internacionais

Em Hagfors (SUE)

14/02/2010 11h13

O finlandês Mikko Hirvonen surpreendeu o favorito Sebastien Loeb e é o campeão do Rali da Suécia, primeira etapa do Mundial de Rali (WRC, na sigla em inglês). Líder desde sexta-feira, o piloto da Ford terminou a disputa na neve com 42s3 de vantagem para o rival da Citröen.

"É absolutamente fantástico. Eu estou muito feliz que acabou depois daqueles últimos pedaços. Você não imagina o quanto eu estava nervoso. É um começo de ano perfeito, eu nunca venci a primeira etapa antes", disse Mikko Hirvonen, ao site oficial do WRC

“Foi um fim de semana difícil, e Mikko esteve perfeito. Nós cometemos um pequeno erro ontem [sábado], mas mesmo sem isso eu não sei se estaria apto a batê-lo nas especiais", disse o hexacampeão mundial Sebastien Loeb. O francês tinha iniciado o último dia com desvantagem de apenas 16s6, e esteve longe de uma aproximação.

A vitória em Hagfors, na Suécia, é a 12ª de Hirvonen em uma prova do WRC. No ano passado, o finlandês perdeu o título para Loeb por apenas um ponto e agora salta na frente na classificação geral da temporada, com 25 pontos ganhos contra 18 do francês.

Jari-Matti Latvala, que no último sábado se aproveitou dos problemas mecânicos de Dani Sordo para assumir a terceira posição, completou o pódio. O finlandês ficou 33s1 atrás de Sebastien Loeb, e também aparece como nome forte para a disputa deste ano.

O ex-ferrarista Kimi Räikkönen, por sua vez, decepcionou. Em seu primeiro compromisso oficial como piloto de rali, o finlandês ficou no modesto 30º lugar, 37 minutos atrás dos líderes. "É claro que não estou feliz em ter ficado preso no primeiro dia, mas melhorei bastante depois daquilo. Este defintivamente não é um rali fácil, mas agora eu tenho bem mais experiência com o carro", disse o campeão mundial de Fórmula 1 de 2007.

Agora, os pilotos do WRC voltam a competir somente em março, quando disputam a segunda etapa do Mundial no México, entre os dias 5 e 7.