Topo

Com currículo singular, De Ferran busca sucesso como dono de equipe na Indy

Gil de Ferran é o primeiro brasileiro a ser dono de uma equipe na Fórmula Indy, a Luczo Dragon - Ron McQueeney / IndyCar Series
Gil de Ferran é o primeiro brasileiro a ser dono de uma equipe na Fórmula Indy, a Luczo Dragon Imagem: Ron McQueeney / IndyCar Series

Do UOL Esporte

Em São Paulo

01/03/2010 13h03

Bicampeão da extinta Champ Car, vencedor das 500 Milhas de Indianápolis, ex-dirigente da BAR na Fórmula 1 (atual Mercedes GP), e dono de uma equipe vencedora na American Le Mans Series em 2009. Este já seria um currículo singular e de sucesso no automobilismo nacional, mas Gil de Ferran fez história mais uma vez em 2010.

No último dia 16 de fevereiro, Gil de Ferran anunciou sua associação à Luczo Dragon Racing e se tornou o primeiro brasileiro da história a ser dono de um time na Fórmula Indy. Desde o ano passado, o brasileiro tentava transportar seu time na American Le Mans Series também para a Indy, mas escolheu se associar a Jay Penske e Steve Luczo ao invés de ter uma equipe sozinho.

"Era uma conversa que a gente estava tendo há tempos. Desde três anos atrás, quando a equipe começou. Com certeza seremos mais fortes juntos do que separados. São três profissionais com atitudes complementares. Jay e Steve são homens de negócios e têm um sucesso fora do comum", falou Gil de Ferran.

O brasileiro está otimista para a temporada, mas é cauteloso quanto à expectativa. "Todo mundo entra nas corridas tentando ganhar, mas temos que ser realistas. A categoria é liderada por duas equipes há praticamente dez anos. É preciso trabalhar muito e nos desenvolver bastante. Vamos focar em alta tecnologia para progredir", explicou.

Novo sócio de Gil, Jay Penske é o filho mais novo de Roger Penske, chefe de uma das equipes mais tradicionais da Indy, e considerado pelo brasileiro o melhor chefe de equipe com quem já trabalhou. "Ele [Roger Penske] é muito inteligente, de princípios fortes e tem um compromisso com o sucesso sem igual. Não é a toa que há 40 anos é dono de uma das principais equipes da Indy. É a Ferrari dos EUA", falou Gil.

Como piloto da Penske, Gil foi bicampeão da Champ Car em 2000 e 2001, antes de a equipe voltar para a Indy em 2002. O brasileiro anunciou a aposentadoria no início da de 2003, ano em que venceu as 500 Milhas de Indianápolis e foi vice-campeão, vencendo três provas, inclusive, a sua última corrida, no Texas.

"Parei exatamente por isso. Eu não queria ver o outro lado da montanha. Queria também fazer outras coisas além de correr de carro e é exatamente isso que eu venho fazendo desde então", explicou Gil.

Após se aposentar como piloto, Gil de Ferran assumiu o cargo de diretor esportivo da equipe BAR de F-1 (atual Mercedes GP) em 2005, comandando os pilotos Jenson Button e Rubens Barrichello. O brasileiro saiu da equipe em 2007 para, no ano seguinte, aceitar o desafio de desenvolver uma equipe de protótipos para a Acura - divisão de luxo da Honda nos EUA - na American Le Mans Series.

Surgiu assim a De Ferran Motorsports, que acabou tendo Gil como piloto, apenas para o desenvolvimento do carro. "Sempre pensei em ser dono de equipe. Existem oportunidades e oportunidades e, quando essa apareceu, abracei", disse o vencedor de cinco provas pela categoria.