Topo

Em pista empoeirada, pilotos melhoram tempos em relação a sábado

Pista foi raspada e recebeu frisos, mas levantou muita poeira quando os carros passaram por ela - Rafael Krieger/UOL
Pista foi raspada e recebeu frisos, mas levantou muita poeira quando os carros passaram por ela Imagem: Rafael Krieger/UOL

Rafael Krieger e Thales Calipo

Em São Paulo

14/03/2010 08h41

Os portões estavam abertos há poucos minutos e os primeiros espectadores ainda começavam a chegar quando os carros voltaram à pista do Circuito do Anhembi para testar as novas condições após a reforma no trecho do Sambódromo, que recebeu críticas devido à falta de aderência e causou o adiamento do treino classificatório. Após a raspagem da superfície, os carros da Indy já não “sambam” tanto no trecho e conseguem acelerar mais, em meio à poeira intensa que levantam sobre as arquibancadas.

O pó ficou na pista mesmo depois da lavagem, e é resultante dos frisos feitos a cada dois metros. Quando os primeiros carros passaram, o público precisou proteger os olhos para não entrar ciscos. Enquanto isso, os pilotos baixavam três segundos em relação aos tempos das voltas no sábado. O mais rápido nos 15 minutos de warm up foi Ryan Hunter-Reay, da Andretti, com 1min28s523.

O brasileiro mais rápido foi Raphael Matos, que confirmou o bom desempenho de sábado e ficou em terceiro lugar. Tony Kanaan, destaque no primeiro dia, ficou em nono. Bia Figueiredo fez o 20º tempo, voltou a ter problemas, teve pane seca e rodou na pista, o que não deve comprometer o treino de classificação que começa minutos depois do aquecimento, por volta das 9 horas (horário de Brasília).

Hélio Castroneves também teve pane seca e não aproveitou muito bem o aquecimento e voltou para os boxes com o carro rebocado. Ficou com o 13º lugar. Todos os carros tentam ficar prontos a tempo da definição do grid de largada, que, a exemplo da Fórmula 1, é dividida em três fases. Na primeira, são eliminados 12 pilotos, e na segunda, seis. Os seis mais rápidos, ou “Fast Six”, disputam a pole.

No dia em que a etapa de abertura da Fórmula Indy terá o treino classificatório logo antes da corrida, o público já forma filas bem maiores no lado de fora do Circuito do Anhembi. Quem chega para ficar sob o sol que já esquenta a pista para assistir aos treinos só deverá ir para casa por volta das 16 horas, quando está previsto o fim da prova. No entanto, a Indy não tem limite de tempo, e a corrida pode durar bem mais, dependendo do número de bandeiras amarelas.

No treino classificatório, os 24 pilotos serão divididos em dois grupos. Dos primeiros 12 pilotos que vão à pista, apenas seis ficam na briga pela pole. Veja a seguir como ficou a divisão dos grupos na definição do grid de largada:

Grupo 1
Raphael Matos (BRA)
Takuma Sato (JAP)
Danica Patrick (EUA)
E.J. Viso (VEN)
Will Power (AUS)
Alex Lloyd (ING)
Justin Wilson (ING)
Mike Conway (ING)
Marco Andretti (EUA)
Mario Moraes (BRA)
Alex Tagliani (CAN)
Simona de Silvestro (SUI)

Grupo 2
Hélio Castroneves (BRA)
Dan Wheldon (ING)
Ryan Briscoe (AUS)
Scott Dixon (NZL)
Dario Franchitti (ESC)
Tony Kanaan (BRA)
Milka Duno (VEN)
Bia Figueiredo (BRA)
Mario Romancini (BRA)
Ryan Hunter-Reay (EUA)
Hideki Mutoh (JAP)
Vitor Meira (BRA)