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Com motor novo e poucos testes, Stock pode repetir estreia dos "capôs voadores"

Gustavo Franceschini

Em São Paulo

23/03/2010 07h00

A temporada 2010 da Stock Car vai começar no próximo fim de semana, mas pode ser marcada por problemas que já fazem aniversário. Por causa da falta de treinos com o novo motor, os carros devem apresentar mais problemas que o normal. Em 2009, os chassis então renovados da categoria também sofreram na sua estreia, que ficou conhecida pelos “capôs voadores”.

A análise é recorrente entre os pilotos. A pré-temporada da Stock Car durou apenas dois dias em Interlagos, e obrigou as equipes a ajustes constantes. Entre outras coisas, o modelo atualizado tem mais potência, injeção eletrônica e marca a entrada do etanol no lugar da gasolina (leia mais no box).

“Eu tive problemas com o tanque, e sei que outros também tiveram. Vai ser difícil na primeira etapa. O motor é a única coisa em que a equipe não mexe [a fabricante é responsável pela manutenção], por isso devemos ter um número de quebras acima do normal”, disse Cacá Bueno, dono de três títulos da Stock, incluindo o do ano passado.

“[Vai ter problemas] com certeza. No ano passado aconteceu a mesma coisa com o chassi, ainda mais porque você sempre anda no limite. Mas isso é normal, uma ou outra coisa sempre tem, até mesmo na Fórmula 1”, disse Ricardo Maurício, campeão em 2008.

ENTENDA O NOVO MOTOR

- Feito em bloco de alumínio, pesará cerca de 40kg a menos
- Serão 520 cavalos de potência, contra 480 do motor anterior
- Fim do carburador e introdução do sistema de injeção eletrônica
- Substituição da gasolina pelo etanol como combustível

No ano passado, na estreia da temporada em Interlagos, os chassis apresentaram um problema na trava do capô, que se soltava com frequência. Um dos prejudicados pela peça foi Ricardo Zonta, que, já com o motor à mostra, assumiu a liderança da prova e cruzou a linha de chegada em primeiro.

A ausência do capô fez com que os comissários de prova desclassificassem o piloto da então RZ, dando a vitória a Paulo Salustiano. Se desta vez a proteção está segura, o mesmo não se pode dizer dos motores em si. A organização, no entanto, minimiza o fato.

“Foram só dois dias de treino porque seguimos com a nossa política de reduzir custos. Nós fizemos adaptações em alguns detalhes, e estamos programando testes extras antes das corridas”, disse Maurício Slaviero, presidente da Vicar Competições, que organiza o campeonato.

Além disso, a Stock Car vai “relevar” possíveis problemas. Uma das novidades do regulamento de 2010 é a possibilidade de descartes, que não existia desde 2005. Agora, os pilotos não contarão seus dois piores desempenhos entre as oito provas da primeira fase. Os dez que compõem o playoff ainda terão de “esquecer” mais uma corrida entre as três decisivas.