Topo

Dixon vence no Kansas e assume a vice-liderança da Indy; Kanaan é terceiro

Dixon assumiu a vice-liderança na tabela ao vencer o GP do Kansas; Tony Kanaan foi o terceiro - AP Photo/Orlin Wagner
Dixon assumiu a vice-liderança na tabela ao vencer o GP do Kansas; Tony Kanaan foi o terceiro Imagem: AP Photo/Orlin Wagner

Do UOL Esporte

Em São Paulo

01/05/2010 17h07

Depois de perder a pole position para o australiano Ryan Briscoe na sexta-feira, o neozelandês Scott Dixon deu o troco na corrida e conquistou a vitória no GP do Kansas de F-Indy, quinta etapa da temporada 2010 da categoria.

Com a vitória na primeira de uma sequência de quatro corridas em circuitos ovais, e com os dois pontos de bonificação por liderar a prova por mais voltas, Dixon pulou da quinta para a segunda posição na tabela, com 164 pontos. Líder do campeonato, Will Power foi apenas o 12º neste sábado, mas manteve a ponta com 190 pontos.

A corrida foi decidida a 22 voltas do final, quando um acidente de Jay Howard gerou a terceira bandeira amarela da corrida, justamente no momento em que os pilotos começavam a fazer sua última parada nos boxes. Na relargada, novo acidente e mais uma bandeira amarela fizeram a corrida recomeçar faltando apenas cinco voltas.

O maior beneficiado foi o brasileiro Helio Castroneves, que estava em quinto e acabou pulando para a segunda colocação, já que tinha acabado de fazer sua parada quando o safety car entrou na pista. No entanto, após relargada, o brasileiro foi ultrapassado pelo escocês Dario Franchitti e pelo compatriota Tony Kanaan.

Com a quarta colocação, o brasileiro perdeu a vice-liderança do campeonato para Dixon, mas diminuiu a diferença para o líder Power. Agora, Helinho soma 162 pontos, 28 atrás de seu companheiro de equipe. Antes da corrida, a diferença era de 42.

Largando da pole, Ryan Briscoe manteve a ponta na saída, mas não conseguiu se livrar de Dixon, que assumiu a ponta na 32ª volta. O australiano ainda perdeu uma roda após a segunda parada nos boxes, e teve de fazer uma troca a mais que os adversários. Mesmo assim, fez boa corrida de recuperação e terminou em sexto. Agora, Briscoe ocupa a sétima posição, com 132 pontos.

Dario Franchitti, que largou em terceiro, aproveitou o problema de Briscoe e, depois da linda ultrapassagem sobre Castroneves nas voltas finais, ficou com a segunda colocação. Agora, o escocês soma 152 pontos, na quinta colocação.

Com uma ótima largada, o brasileiro Tony Kanaan saiu da 15ª posição e se colocou no pelotão da frente logo nas primeiras voltas. Depois de uma corrida consistente, o piloto baiano conquistou a terceira posição ao ultrapassar Castroneves nas voltas finais. Kanaan manteve a oitava posição, com 129 pontos.

Entre os outros brasileiros, Mario Moraes fez uma boa corrida, largou da 12ª posição para chegar em sétimo. Vitor Meira, que era o melhor brasileiro no grid, em sexto, acabou com a 10ª colocação. Raphael Matos foi o 16º, enquanto Mario Romancini ficou com a 22ª posição.

Agora, os pilotos se preparam para as 500 Milhas de Indianápolis, sexta etapa da temporada. A mais famosa e mais importante prova da F-Indy será disputada no dia 30 de maio. Porém, o “Pole Day” (treino de classificação) acontece uma semana antes, no dia 23.