Topo

Lorenzo bate Pedrosa na última volta em Jerez e assume a ponta da MotoGP

Jorge Lorenzo comemora no pódio de Jerez; o espanhol assumiu a liderança do Mundial - AFP PHOTO / CRISTINA QUICLER
Jorge Lorenzo comemora no pódio de Jerez; o espanhol assumiu a liderança do Mundial Imagem: AFP PHOTO / CRISTINA QUICLER

Do UOL Esporte

Em São Paulo

02/05/2010 10h33

Após uma linda batalha na última volta, o espanhol Jorge Lorenzo derrotou o compatriota Dani Pedrosa e ficou com a vitória no GP da Espanha de MotoGP, em Jerez de la Frontera. Companheiro de Lorenzo na Yamaha, Valentino Rossi ficou com a terceira colocação. 

Com o resultado, Lorenzo ultrapassou Rossi e assumiu a liderança do Mundial, com 45 pontos, contra 41 do italiano heptacampeão da MotoGP. 

Pedrosa, que largou da pole position, liderou grande parte da prova, mas foi perseguido por Lorenzo e acabou perdendo o duelo após uma emocionante disputa na pista.

Lorenzo caiu de segundo para quinto na largada, enquanto Pedrosa conseguiu boa vantagem para Valentino Rossi, Nicky Hayden e Casey Stoner. Lorenzo precisou de várias voltas para finalmente ganhar a posição de Stoner, mas logo depois passou também por Hayden.

Depois, os três primeiros mantiveram o mesmo ritmo e a diferença entre Pedrosa, Rossi e Lorenzo parecia definitiva. Porém, no fim, Lorenzo forçou o ritmo, ultrapassando Rossi no fim da reta oposta faltando seis voltas para o final, e começando uma verdadeira caçada a Pedrosa.

Na penúltima volta, já estava colado no líder. Após uma disputa acirrada entre os dois, com várias investidas de Lorenzo, o espanhol da Yamaha finalmente conseguiu a ultrapassagem sobre Pedrosa, novamente na reta oposta, para conquistar a vitória e assumir a liderança do Mundial.

Eufórico, Lorenzo comemorou durante a volta de desaceleração pulando no lago do circuito de Jerez, e depois voltando para o pódio ensopado. Na luta interna da Ducati, Hayden venceu Stoner e ficou com o quarto lugar, deixando o australiano em quinto.