Topo

Na pole, Hélio Castroneves tenta igualar "deuses" em Indianápolis

Rafael Reis<br>Folhapress

Em São Paulo

30/05/2010 09h00

Hélio Castroneves, 35, já é o estrangeiro com maior número de vitórias na história das 500 Milhas de Indianápolis. Neste domingo, a partir das 14h (de Brasília), o brasileiro pode dar um passo a mais e se colocar ao lado das lendas do oval mais famoso do mundo.

Caso vença pela quarta vez, o piloto da Penske alcançará A. J. Foyt, Al Unser e Rick Mears, que detêm o recorde da tradicional corrida. “É uma honra estar nesta situação. Considero esses três pilotos os deuses de Indianápolis. Gostaria de me juntar a esses nomes que fizeram muito pelo automobilismo. Mas, ainda estou bem pequenininho, vou ser formiguinha na prova. Tenho 500 milhas pela frente”, disse.

Ao contrário dos tais “deuses”, que venceram campeonatos importantes nos EUA, o piloto brasileiro concentra praticamente todos os momentos de brilho de sua carreira em Indianápolis

Não é campeão de uma categoria desde os tempos de kart e até mesmo na Indy foi apenas vice em 2002 e 2008. Em compensação, acumula glórias em Indianápolis, como no ano passado, quando faturou a prova apenas 37 dias depois de ser absolvido pela Justiça americana de processos por fraudes fiscais.

Com Castroneves na pole position e outros sete pilotos, o Brasil ocupa quase 25% do grid de 33 carros, um recorde para o país. Bia Figueiredo, que larga em 21º lugar, será a primeira brasileira na maior corrida do mundo.