Topo

Sainz vence a 6ª etapa do Rali Dakar e segue líder entre os carros

Espanhol Carlos Sainz venceu pela 4ª vez uma etapa do Rali Dakar de 2011 - EFE
Espanhol Carlos Sainz venceu pela 4ª vez uma etapa do Rali Dakar de 2011 Imagem: EFE

Das agências internacionais

Em Arica (CHI) *

07/01/2011 18h11

O piloto espanhol Carlos Sainz (Volkswagen) venceu nesta sexta-feira a sexta etapa do Rali Dakar, disputada entre Iquique e Arica, em 4h53min53s, e segue firme na liderança da classificação geral entre os carros.

Esta foi a quarta vitória de Sainz no Rali. A 6ª etapa teve Nasser Al-Attiyah, do Qatar, na segunda colocação, o que deixou a briga pela liderança concentrada entre os pilotos da equipe Volkswagen, já que Stéphane Peterhansel teve problemas na etapa e perdeu mais de 12 minutos. O sul-africano Giniel De Villiers foi o terceiro.

Os brasileiros Guilherme Spinelli e Youssef Haddad, da Mitsubishi, terminaram a prova na nona posição. Na classificação geral, a dupla está em oitavo lugar. "Mais uma especial de deserto, dunas, pedras e fesh-fesh. Um dia complicado e cansativo, porém, mais um dia superado", falou Spinelli após a etapa.

"Estamos muito satisfeitos em terminar a primeira parte do Dakar entre os 10 melhores, mais precisamente em oitavo, e ainda ser líder na categoria gasolina. Agora é descansar para domingo recomeçar o rali", contou o navegador brasileiro Youssef Haddad.

Nas motos, o português Ruben Faria (KTM) venceu a etapa, após 5h35min27s, seguido por seu compatriota Heldes Rodrigues (Yamaha), a 50 segundos, e pelo francês Cyril Despres (KTM), a 3min54s.

No entanto, Faria foi penalizado por não respeitar o tempo de reabastecimento e cedeu a vitória a Rodrigues. Mesmo com a nova posição (7º na etapa), o português segue em quinto na classificação geral, atrás do novo vencedor.

O espanhol Marc Coma (KTM), que terminou a 5min20 de Faria, continua à frente na classificação geral e acumula um tempo de 22h40min20s, seguido por Despres, a 8min48s, e pelo chileno Francisco 'Chaleco' López (Aprilia), a 22min12s.

No sábado os pilotos ganham um dia de folga, e a disputa prossegue no domingo, com o percurso entre Arica e Antofagasta,que é a mais longa etapa da prova, com 839km.

* Atualizada às 22h39