Topo

Após cápsula Fênix, mineiros do Chile visitam acampamento do Dakar

11 dos 33 mineiros resgatados de mina no Chile visitam acampamento do Rali Dakar nesta terça - CØzaro De Luca/EFE
11 dos 33 mineiros resgatados de mina no Chile visitam acampamento do Rali Dakar nesta terça Imagem: CØzaro De Luca/EFE

Das agências internacionais

Em Copiapó (Chile)

11/01/2011 21h30

O episódio de salvamento dos mineiros no Chile voltou a ser lembrado nesta terça-feira no Rali Dakar. Após a instalação da cápsula Fênix – jaula de metal responsável pela retirada dos trabalhadores da mina de San José – no acampamento dos pilotos, agora foi a vez dos próprios protagonistas da história visitarem a região da competição.

Onze dos 33 mineiros resgatados foram recebidos pelo diretor do Dakar, Etienne Lavigne, e pelo ministro do Esporte do Chile, Gabriel Ruiz Tagle. Os trabalhadores resgatados em outubro do ano passado logo ganharam os holofotes durante horas, tiraram fotos com pilotos, mecânicos, jornalistas e curiosos.

O acampamento do Dakar está localizado na estrada que liga a cidade de Copiapó à mina San José – a cerca de 30 km do local do resgate dos mineiros. Na época, os trabalhadores ficaram presos na mina por mais de dois meses e todos foram resgatados com vida.

“É impressionante. Quando íamos trabalhar, na troca de turno, passávamos ao lado. Agora, podemos viver isso ao vivo”, disse Jorge Galleguillos, 11º mineiro a ser resgatado, no dia 13 de outubro.

Mais velho dos 33 mineiros, Mario Gómez recebeu abraços entusiasmados de um grupo de mecânicos sérvios. Apesar da dificuldade de comunicação por conta do idioma, eles sabiam pronunciar o nome dele.

“É muito emocionante isto. Pessoas que nem nos conhecem se preocupam e nos felicitam pela coragem que tivemos”, falou Gómez. O mineiro destacou também o empenho dos pilotos para atravessar o deserto do Atacama dentro de veículos. “Nós conhecemos as dificuldades desta terra. Estes pilotos precisam de nervos de aço, porque as condições são muito duras, faz muito calor e não é nada fácil.