Topo

CBA proíbe ultrapassagens na Curva do Café; enterro do piloto acontece na terça

Carro de Gustavo Sondermann após acidente fatal no autódromo de Interlagos - Felipe Vieira/Velocidadesul.com
Carro de Gustavo Sondermann após acidente fatal no autódromo de Interlagos Imagem: Felipe Vieira/Velocidadesul.com

Do UOL Esporte

Em São Paulo

05/04/2011 08h38

A CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo) determinou que as ultrapassagens na Curva do Café, em Interlagos, estão proibidas e que as provas terão que colocar bandeiras amarelas no trecho entre e curva e a linha de chegada. A entidade também fez um pedido à FIA para nova vistoria no local. No último domingo, o piloto Gustavo Sondermann morreu após acidente no trecho do circuito. O enterro do piloto acontecerá nesta terça-feira, em São Paulo.

A iniciativa é uma medida de prevenção para que não aconteçam mais acidentes na curva. No último domingo, durante prova válida pela Copa Montana, o piloto Gustavo Sondermann morreu em consequência de um acidente no trecho do autódromo. Nos último quatro anos, foram três mortes no mesmo local.

Além do uso das bandeiras amarelas, a CBA também fez um pedido à Federação Internacional de Automobilismo para que seja realizada uma nova vistoria em Interlagos. “A FIA tem 'expertise' e capacidade para apresentar propostas para manter Interlagos no mesmo nível dos melhores autódromos do mundo”, declarou Cleyton Pinteiro, presidente da CBA.

De acordo com especialistas e ex-pilotos, a ausência de uma área de escape faz com que um carro que se choque contra o muro retorne à pista, o que pode provocar acidentes com os carros que estiverem atrás. Foi exatamente o que ocorreu no acidente fatal de Sondermann.

O velório de Gustavo Sondermann acontecerá a partir das 11h desta terça-feira, no Cemitério Israelita do Butantã, em São Paulo. O enterro está previsto para às 14h.