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Com prazo maior, SP promete ter primeira corrida "normal" da Indy

Carro derrapa durante Indy em São Paulo em 2010; este ano promete corrida "normal" - Danilo Verpa/Folhapress
Carro derrapa durante Indy em São Paulo em 2010; este ano promete corrida "normal" Imagem: Danilo Verpa/Folhapress

Rafael Krieger

Em São Paulo

28/04/2011 07h00

Em 2010, a cidade de São Paulo precisou organizar uma corrida de Fórmula Indy no Anhembi menos de um mês depois das escolas de samba desfilarem no Sambódromo. Resultado: a prova foi marcada pela pista escorregadia na passarela, as ondulações na reta da avenida Olavo Fontoura e, para piorar, a chuva torrencial que interrompeu a prova. Neste ano, a cidade finalmente deverá ter sua primeira corrida “normal” da categoria.

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Além da nova data que proporcionou um prazo maior para a organização, as autoridades se mobilizaram após a confusão do ano passado e conseguiram planejar a conciliação do carnaval com a corrida. Melhorias em relação ao traçado do ano passado foram feitas e, segundo o diretor de eventos da SPTuris, Everaldo Teixeira Júnior, foi desenvolvido um piso especial para a reta do Sambódromo.

“A partir do momento em que acabou a corrida no dia 14 de março, no dia seguinte a gente já estava estudando o que seria feito no carnaval, porque prioritariamente ali é uma passarela de samba. Houve tempo de fazer um estudo para desenvolver uma textura que foi aplicada sobre esse piso, e sobre essa textura foi feita uma microfresagem, o que deu bastante aderência”, explicou Everaldo.

Segundo o dirigente, foram feitos 15 dias de testes práticos, e a pista se saiu bem. Assim, finalmente o circuito do Anhembi poderá servir de parâmetro para que os pilotos consigam identificar as características da pista paulistana, que continua sendo uma incógnita devido às circunstâncias incomuns de 2010.

“No ano passado, nós praticamente não tivemos prazo de planejar. Foi um ato heroico de todo mundo, mas graças a Deus deu tudo certo”, concluiu o diretor da SPTuris. Segundo ele, a prefeitura investiu R$ 12 milhões para a Indy, mas o retorno em exposição da cidade no exterior e na parte de arrecadação deverá se aproximar de R$ 280 milhões.

PROGRAMAÇÃO DA INDY 300

SÁBADO
8h30 às 9h45: Treino livre
12h às 13h: Treino livre
15h às 16h15: Classificação
DOMINGO
8h30 às 9h: Warm up
13h às 15h35: Corrida

    Outro fator que deverá contribuir para uma prova sem confusão é a data, que escapou das famosas águas de março que inundaram o Anhembi no ano passado. A previsão inicial é de tempo bom para o fim de semana, que terá treino de classificação às 15 horas (de Brasília) no sábado e a corrida às 13 horas de domingo.

    Todas as áreas de camarotes já foram vendidas, mais ainda restam ingressos para as arquibancadas. A organização espera receber cerca de 90 mil pessoas nos dois dias de evento. O ingresso mais barato custa R$ 180 e pode ser adquirido no site oficial da corrida.

    Quarta etapa da temporada de 2011, a corrida em São Paulo contará com cinco brasileiros: Helio Castroneves, Tony Kanaan, Vitor Meira, Bia Figueiredo e Raphael Matos. O vencedor do ano passado foi o norte-americano Will Power, mas é o escocês Dario Franchitti, atual campeão, que chega ao Brasil como o homem a ser batido.

     

    ANÁLISE: FÁBIO SEIXAS

    A prova do ano passado foi bem organizada fora da pista, mas colecionou problemas dentro dela _os pilotos que o digam. Para a prova de domingo, o circuito terá uma área de escape maior na curva 1 (palco de vários acidentes e escapadas em 2010) e novos trechos de asfalto. Além, claro, das ranhuras no trecho do sambódromo desde o primeiro treino livre. Leia mais