Topo

Estrangeiros da Indy elogiam pista de SP: "É o melhor circuito de rua"

Will Power e Dario Franchitti elogiaram a pista de rua de São Paulo para a Indy - Rafael Gagliano / Fotoarena
Will Power e Dario Franchitti elogiaram a pista de rua de São Paulo para a Indy Imagem: Rafael Gagliano / Fotoarena

Rafael Krieger

Em São Paulo

30/04/2011 07h00

Dos 17 circuitos que fazem parte do calendário da Fórmula Indy, cinco são de rua. Um deles é o de São Paulo, que receberá a categoria pela segunda vez no domingo. E mesmo depois de uma prova caótica em 2010, marcada por uma pista escorregadia, ondulada e alagada, os pilotos saíram com uma boa impressão do traçado e voltaram cheios de elogios.

“Acho que é o melhor circuito de rua que temos, porque tem oportunidades de ultrapassagem, e as retas são longas o bastante para fazer isso acontecer. Isso é ótimo, e o traçado é muito divertido. Não posso esperar para ir à pista neste fim de semana”, declarou a suíça Simona de Silvestro, que chegou a liderar a prova do ano passado, mas se deu mal com a chuva e chegou em 16º.

O vencedor foi o australiano Will Power, que teve um motivo a mais para ter boas lembranças da pista. “O fato de que se pode ultrapassar e muito bom, são duas retas grandes, não preciso me estressar com os treinos classificatórios e estar nos quatro primeiros para ter a chance de vencer. É um dos melhores circuitos de rua da série toda”, avaliou.

Pole position em São Paulo no ano passado e atual campeão, o escocês Dario Franchitti destacou também o calor da torcida: “A reação dos fãs brasileiros é sensacional. É uma sensação especial correr na frente desses torcedores que são tão apaixonados pelo esporte”. Em 200, ele foi um dos principais críticos das ondulações na reta da Marginal.

A norte-americana Danica Patrick também lembrou da pista acidentada, mas deu uma volta no circuito na sexta-feira e aprovou a reforma: “A pista está espetacular, fizeram um grande trabalho aqui. No ano passado, a pista nem estava muito ruim. A reta de trás estava muito ondulada, mas o resto da pista nem tanto. Mas houve um grande investimento financeiro, o que mostra o comprometimento do Brasil com o evento”, elogiou.

O primeiro teste real dos carros na pista será neste sábado, a partir das 8h30 (de Brasília), com o primeiro treino livre. A segunda sessão será ao meio-dia, e a classificação começa às 15 horas. A largada oficial será no domingo, a partir das 13 horas.