Pilotos minimizam "valeta" na primeira curva do circuito do Anhembi
Rafael Krieger
Em São Paulo
30/04/2011 18h29
Na saída da reta do Sambódromo para a primeira curva do circuito do Anhembi, encontra-se o ponto mais complicado da São Paulo Indy 300. A transição do concreto para o asfalto deixou uma “valeta” no local, onde os carros quase empinam ao passar. No entanto, os pilotos evitaram reclamações e disseram que já foram feitos muitos reparos na pista.
“No ano passado já tinha, mas a gente não sentia muito porque a reta estava escorregadia, e chegávamos mais devagar naquele ponto. Agora, estamos mais rápidos, o que pode ser bom ou ruim. É uma das piores curvas, mas é uma característica da pista”, comentou Tony Kanaan, que defendeu as imperfeições típicas de um circuito de rua.
“Isso não é um autódromo, é um circuito de rua. O brasileiro é que é muito exigente com isso. Não conheço nenhuma pista de rua no mundo que faça recapeamento para correr no ano seguinte. Em Long Beach eu nunca vi um asfalto novo, e deve ter umas cinco valetas como aquela. Até porque tem que ter, senão fica sem graça”, completou Kanaan, que vai largar em 21º no domingo.
Vitor Meira, 14º no treino de classificação, concordou com Kanaan e pediu um basta às reclamações: “São vias públicas, acima de tudo. A gente vem em um fim de semana, usa e depois vai embora. Então, a gente é que tem que se adaptar. Entre os pilotos, a gente fala sobre aquilo como uma característica da pista, mas não como reclamação. Ali não é para carros de corrida, é para carros alegóricos”.
Os estrangeiros também defenderam a pista e se mostraram impressionados com o trabalho que foi feito. O norte-americano Ryan Hunter-Reay, segundo colocado no treino, chegou a dizer que “os brasileiros deveriam ficar orgulhosos” com a reforma no Anhembi. Mas ele admitiu que a ondulação na primeira curva “deverá causar alguns erros, principalmente nas relargadas”.
Pole position no domingo, o australiano Will Power classificou como “inacreditável” a melhoria feita na pista, mas pediu atenção aos pilotos por causa da “valeta”: “Aquele bump é uma preocupação a mais para a largada, mas eu espero que todos estejam atentos a isso”, declarou o vencedor do ano passado.
A largada da São Paulo Indy 300 será às 13 horas (de Brasília) de domingo, e o melhor brasileiro no grid de classificação é Hélio Castroneves, em sétimo. Antes, haverá um warm up que começa às 8h30 na pista do Anhembi.
GRID DE LARGADA PARA A SÃO PAULO INDY 300 2011
POSIÇÃO | PILOTO | PAÍS | EQUIPE | TEMPO |
1 | Will Power | Austrália | Penske | 1min21s895 |
2 | Ryan Hunter-Reay | EUA | Andretti | 1min22s297 |
3 | Scot Dixon | Nova Zelândia | Chip Ganassi | 1min22s362 |
4 | Ryan Briscoe | Austrália | Penske | 1min22s393 |
5 | Graham Rahal | EUA | Chip Ganassi | 1min22s497 |
6 | Dario Franchitti | Grã-Bretanha | Chip Ganassi | 1min22s610 |
7 | Hélio Castroneves | Brasil | Penske | 1min22s628 |
8 | Justin Wilson | Grã-Bretanha | Dreyer & Reinbold | 1min22s647 |
9 | Mike Conway | Grã-Bretanha | Andretti | 1min22s699 |
10 | Takuma Sato | Japão | KV Racing | 1min22s737 |
11 | James Hinchcliffe | Canadá | Newman/Haas | 1min22s845 |
12 | Sebastien Bourdais | França | Dale Coyne | 1min22s908 |
13 | Simona de Silvestro | Suíça | HVM Racing | 1min23s680 |
14 | Vitor Meira | Brasil | AJ Foyt | 1min23s319 |
15 | Oriol Servia | Espanha | Newman/Haas | 1min23a401 |
16 | Marco Andretti | EUA | Andretti | 1min23s768 |
17 | Charlie Kimball | EUA | Chip Ganassi | 1min23s712 |
18 | Danica Patrick | EUA | Andretti | 1min24s096 |
19 | Alex Tagliani | Canadá | Sam Schmidt | 1min23s780 |
20 | Raphael Matos | Brasil | AFS Racing | 1min24s189 |
21 | Tony Kanaan | Brasil | KV Racing | 1min23s683 |
22 | JR Hildebrand | EUA | Panther | 1min23s844 |
23 | Sebastian Saavedra | Colômbia | Conquest | 1min24s296 |
24 | James Jakes | Grã-Bretanha | Dale Coyne | 1min23s848 |
25 | Bia Figueiredo | Brasil | Dreyer & Reinbold | 1min24s824 |
26 | EJ Viso | Venezuela | KV Racing | sem tempo |