Topo

Pilotos minimizam "valeta" na primeira curva do circuito do Anhembi

Espanhol Oriol Servia passa por acúmulo de água no final da reta do Sambódromo - Caetano Barreira / Fotoarena
Espanhol Oriol Servia passa por acúmulo de água no final da reta do Sambódromo Imagem: Caetano Barreira / Fotoarena

Rafael Krieger

Em São Paulo

30/04/2011 18h29

Na saída da reta do Sambódromo para a primeira curva do circuito do Anhembi, encontra-se o ponto mais complicado da São Paulo Indy 300. A transição do concreto para o asfalto deixou uma “valeta” no local, onde os carros quase empinam ao passar. No entanto, os pilotos evitaram reclamações e disseram que já foram feitos muitos reparos na pista.

“No ano passado já tinha, mas a gente não sentia muito porque a reta estava escorregadia, e chegávamos mais devagar naquele ponto. Agora, estamos mais rápidos, o que pode ser bom ou ruim. É uma das piores curvas, mas é uma característica da pista”, comentou Tony Kanaan, que defendeu as imperfeições típicas de um circuito de rua.

“Isso não é um autódromo, é um circuito de rua. O brasileiro é que é muito exigente com isso. Não conheço nenhuma pista de rua no mundo que faça recapeamento para correr no ano seguinte. Em Long Beach eu nunca vi um asfalto novo, e deve ter umas cinco valetas como aquela. Até porque tem que ter, senão fica sem graça”, completou Kanaan, que vai largar em 21º no domingo.

Vitor Meira, 14º no treino de classificação, concordou com Kanaan e pediu um basta às reclamações: “São vias públicas, acima de tudo. A gente vem em um fim de semana, usa e depois vai embora. Então, a gente é que tem que se adaptar. Entre os pilotos, a gente fala sobre aquilo como uma característica da pista, mas não como reclamação. Ali não é para carros de corrida, é para carros alegóricos”.

Os estrangeiros também defenderam a pista e se mostraram impressionados com o trabalho que foi feito. O norte-americano Ryan Hunter-Reay, segundo colocado no treino, chegou a dizer que “os brasileiros deveriam ficar orgulhosos” com a reforma no Anhembi. Mas ele admitiu que a ondulação na primeira curva “deverá causar alguns erros, principalmente nas relargadas”.

Pole position no domingo, o australiano Will Power classificou como “inacreditável” a melhoria feita na pista, mas pediu atenção aos pilotos por causa da “valeta”: “Aquele bump é uma preocupação a mais para a largada, mas eu espero que todos estejam atentos a isso”, declarou o vencedor do ano passado.

A largada da São Paulo Indy 300 será às 13 horas (de Brasília) de domingo, e o melhor brasileiro no grid de classificação é Hélio Castroneves, em sétimo. Antes, haverá um warm up que começa às 8h30 na pista do Anhembi.

GRID DE LARGADA PARA A SÃO PAULO INDY 300 2011

POSIÇÃOPILOTOPAÍSEQUIPETEMPO
1Will PowerAustráliaPenske1min21s895
2Ryan Hunter-ReayEUAAndretti1min22s297
3Scot DixonNova ZelândiaChip Ganassi1min22s362
4Ryan BriscoeAustráliaPenske1min22s393
5Graham RahalEUAChip Ganassi1min22s497
6Dario FranchittiGrã-BretanhaChip Ganassi1min22s610
7Hélio CastronevesBrasilPenske1min22s628
8Justin WilsonGrã-BretanhaDreyer & Reinbold1min22s647
9Mike ConwayGrã-BretanhaAndretti1min22s699
10Takuma SatoJapãoKV Racing1min22s737
11James HinchcliffeCanadáNewman/Haas1min22s845
12Sebastien BourdaisFrançaDale Coyne1min22s908
13Simona de SilvestroSuíçaHVM Racing1min23s680
14Vitor MeiraBrasilAJ Foyt1min23s319
15Oriol ServiaEspanhaNewman/Haas1min23a401
16Marco AndrettiEUAAndretti1min23s768
17Charlie KimballEUAChip Ganassi1min23s712
18Danica PatrickEUAAndretti1min24s096
19Alex TaglianiCanadáSam Schmidt1min23s780
20Raphael MatosBrasilAFS Racing1min24s189
21Tony KanaanBrasilKV Racing1min23s683
22JR HildebrandEUAPanther1min23s844
23Sebastian SaavedraColômbiaConquest1min24s296
24James JakesGrã-BretanhaDale Coyne1min23s848
25Bia FigueiredoBrasilDreyer & Reinbold1min24s824
26EJ VisoVenezuelaKV Racingsem tempo