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Parapeito vira tribuna "vip" com vista para a maior reta da Indy

Público assiste ao treino na escada do Sambódromo para ver a reta da Marginal - Rafael Krieger/UOL
Público assiste ao treino na escada do Sambódromo para ver a reta da Marginal Imagem: Rafael Krieger/UOL

Rafael Krieger

Em São Paulo

01/05/2011 07h00

As cerca de 19 mil pessoas que foram ver os treinos da Fórmula Indy no Anhembi não chegaram a lotar o circuito, mas a maior parte se concentrou no setor B, a parte que ficou lotada no sábado. É a maior arquibancada, de frente para a largada na reta do Sambódromo. Mas não foi a falta de espaço que motivou um grupo de 40 a ficar de pé sob o sol em um parapeito atrás das tribunas.

SOBROU ESPAÇO NO ANHEMBI

  • Rafael Krieger/UOL

    Nem todas as arquibancadas tiveram bom público no sábado. No mesmo horário em que o treino acabava, o clássico São Paulo x Santos começava no estádio do Morumbi. Pelo menos no dia da corrida, a organização espera casa lotada.

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Eles estavam no patamar da escadaria, não só contemplando a Marginal do Tietê, mas também aguardando o início do treino que definiria a classificação. “Vou ficar aqui o tempo inteiro. Arde o ouvido, mas vale a pena”, avisou o espectador Marcos Andrade. “É interessante, porque é o trecho mais rápido e tem disputa de posição quando os carros se aglomeram lá no fim da reta”, justificou.

A reta é a dos Bandeirantes, a mais longa de todo o calendário da Indy, com 1,5 km de extensão. Os carros chegam a atingir 300 km/h. A vista do parapeito é ampla e, esticando o pescoço, é possível ver a entrada da curva da Vitória, que dá acesso ao Sambódromo e é um dos principais pontos de ultrapassagem.

“É um lugar privilegiado, porque tem a visão de toda a reta. É melhor do que ali na arquibancada. Se montassem uma aqui, seria bem legal”, concordou Fernando Campos, que também estava guardando o seu lugar no “camarote” alternativo.

Além da corrida, também era possível apreciar uma visão incomum: a dos carros da Indy dividindo a Marginal Tietê com caminhões e outros veículos no muro ao lado, nas pistas central e expressa. “Aqui ficamos mais perto dos carros. É mais privilegiado do que lá em cima. Ficar em pé não é problema”, explicou Leandro Neves, que desconfiou da hipótese de fazer uma arquibancada ali: “Não sei se seria viável”.

A maioria dos lugares para assistir à Indy ainda está concentrada na reta da largada, mas neste ano a organização criou a primeira tribuna fora do Sambódromo. É o setor chamado de “Indy Area”, que tem vista para os boxes e também para a Reta de Marte, na avenida Olavo Fontoura. É o local com os ingressos mais baratos, que custam R$ 180.

Segundo dados da organização divulgados no sábado, cerca de 41 mil ingressos haviam sido vendidos. Já é mais do que em 2010, quando o público foi de 40 mil em um dia de evento. Nesta edição, a entrada vale pelos dois dias, mas a organização esperava receber 90 mil no sábado e no domingo, já que a capacidade do circuito aumentou para 46 mil neste ano.