Topo

Dixon erra em cálculo de combustível e Tagliani faz a pole em Indianápolis

Alex Tagliani (c) faz a pole; Scott Dixon (e) e Oriol Servia (d) largam em 2º e 3º - Darron Cummings/AP
Alex Tagliani (c) faz a pole; Scott Dixon (e) e Oriol Servia (d) largam em 2º e 3º Imagem: Darron Cummings/AP

Das agências internacionais

Em Indianápolis (Estados Unidos)

21/05/2011 22h37

Um erro de cálculo com combustível definiu a pole position das 500 milhas de Indianápolis. O canadense Alex Tagliani aproveitou falha do neozelandês Scott Dixon e assegurou a primeira posição na largada da tradicional prova da Fórmula Indy, que ocorrerá somente no próximo dia 29.

Tagliani surpreendeu ao anotar a volta mais rápida nas quatro voltas classificatórias. Aos 38 anos, o canadense de Quebec montou a própria equipe com baixos custos financeiros para competir. E o veterano deixou o campeão de 2008 das 500 milhas de Indianápolis na segunda colocação no grid.

Scott Dixon fez a segunda melhor marca. Mas o que marcou o dia do piloto foi o erro de cálculo que o deixou sem combustível na quarta volta. E o problema de abastecimento afetou também o atual campeão da prova. Dario Franchiti também sofreu com o mesmo problema e terá que largar em 9º.

O melhor brasileiro no grid de largada é Vitor Meira, que sai na 11ª colocação. Helio Castroneves buscava sua terceira pole position consecutiva na Indy 500, mas partirá da 16ª posição. Bruno Junqueira, em 19º, e Tony Kanaan, 23º, completam a lista de pilotos verde-amarelos. Bia Figueiredo e Raphael Matos disputarão a Bump Day – definição de 25º ao 33º - neste domingo.