Topo

Andretti vem de trás, supera Kanaan no fim e vence Indy em Iowa

Norte-americano conquistou apenas sua 2ª vitória e não vencia há quase cinco anos - Todd Warshaw/Getty Images/AFP
Norte-americano conquistou apenas sua 2ª vitória e não vencia há quase cinco anos Imagem: Todd Warshaw/Getty Images/AFP

Do UOL Esporte

Em São Paulo

26/06/2011 00h03

TONY KANAAN FICOU PRÓXIMO DA VITÓRIA

  • Brasileiro liderava restando menos de 20 voltas para o fim, mas Andretti surpreendeu no difícil oval

Tony Kanaan esteve perto neste sábado de repetir na cidade de Newton, em Iowa, a vitória que conquistou em 2010, mas o norte-americano Marco Andretti veio de trás para impedir um novo triunfo brasileiro na Fórmula Indy. Na nona etapa da temporada, Andretti impressionou ao levar a melhor no difícil oval, mesmo largando em 17º, enquanto Kanaan, da KV Racing, foi o terceiro no grid.

Logo nas primeiras voltas, Kanaan pulou para a vice-liderança. Pole, o japonês Takuma Sato se mantinha na ponta, mas então o escocês Dario Franchitti imprimiu um ritmo forte e saiu da sexta posição para a liderança. Mesmo assim, o brasileiro permaneceu em terceiro até a primeira bandeira amarela, ainda na 24ª volta. Foi quando o líder do Mundial Will Power começou a sua derrocada.

O australiano, que já não havia largado tão bem, na quinta posição, teve um acidente estranho nos boxes, quando se chocou com o norte-americano Charlie Kimball, da Chip Ganassi. O piloto da Penske ainda seguiu na corrida, mesmo tendo que fazer uma nova parada para trocar o bico do carro, mas depois acabou se acidentando no muro do oval e deixou a prova.

Antes do abandono de Power, a brasileira Bia Figueiredo já havia batido na 46ª volta e também deixou a corrida. Enquanto isso, Kanaan vinha na vice-liderança, até que seu compatriota Hélio Castroneves o ultrapassou. No entanto, faltou sorte ao brasileiro da Penske e logo ele teve problemas em seu carro, tendo que parar nos boxes.

A dificuldade do oval de Iowa ia sendo comprovada a cada volta, com novas bandeiras amarelas. Na 110ª, já houve a terceira relargada, mas logo a prova voltou a ser atrapalhada por um acidente, este um pouco mais grave. O colombiano Sebastian Saavedra bateu forte contra o muro e a ambulância entrou na pista para auxiliar no socorro do piloto, que pareceu passar bem ao sair do carro.

Por volta do 145º giro, Kanaan se mantinha bem na corrida, em quarto, atrás de Franchitti, Sato e de Andretti, a grande surpresa até então entre os primeiros colocados. E as coisas ficaram ainda melhores para o brasileiro quando o japonês foi mais um a acertar o muro. Na 185ª volta, Sato abandonou e o americano JR Hildebrand assumiu a ponta.

Na parte final da prova, as bandeiras amarelas deram lugar a uma emocionante disputa entre Kanaan e Andretti. Na volta 203, o brasileiro superou o americano, mas faltando 19 giros para o fim Andretti deu o troco. O piloto da KV Racing bem que tentou um contra-ataque, mas não conseguiu evitar a segunda vitória na carreira de Andretti, a primeira em ovais. Além disso, o americano não vencia na categoria há quase cinco anos.